
O mês de janeiro segue dando alegria aos sertanejos, por conta da chegada das chuvas. De acordo com os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apenas nas últimas 24 horas o município de Petrolina registrou chuva de mais de 50 mm.
Ainda de acordo com os dados da Apac, neste início de ano o índice de chuvas na cidade chegou ao total de 109 mm. Em Afrânio (PE), também no Sertão do São Francisco, as chuvas registradas neste ano foram de 126 mm. Em Dormentes 83 mm; Lagoa Grande, 99,5; Orocó, 63 mm; e Santa Maria da Boa Vista, 93,3 mm.
Apesar do alto índice de chuvas na zona urbana, na zona rural a situação foi diferente. Dados do Laboratório de Meteorologia da Univasf confirmam que nas últimas 24 horas esse índice na zona rural de Petrolina foi de apenas 10,1 mm. Já no Centro de Juazeiro chegou a 52,2 mm.



Aonde estão localizados os pluviômetros da UNIFASF?. Petrolina, possui uma área territorial de 4.562 quilômetros quadrado, desses, aproximadamente 4.400, na zona rural. Temos conhecimento de vários barreiros com bastante água, riachos “botando” em algumas localidades. Com precipitação de apenas 10,1 mm, isso é possível? Tenho andado em algumas localidades da área rural que o acumulado das chuvas já ultrapassaram aos 100 mm