Petrolina prossegue vacinando contra Covid-19 público a partir de 40 anos e segunda dose antecipada da AstraZeneca

por Carlos Britto // 12 de julho de 2021 às 07:50

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão atendendo em Petrolina, nesta segunda-feira (1), todas as pessoas que realizaram o agendamento na Plataforma TI Saúde. Nesse momento, além dos grupos prioritários, o município estará imunizando o público em geral com 40 anos ou mais.

Além disso, a pasta continua com a vacinação dos trabalhadores da educação atuantes em creches, na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e EJA da rede pública e privada; gestante; puérperas e pessoas que possuem comorbidade com idades entre 18 a 59 anos. Já para as pessoas pertencentes às forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores da indústria e da construção civil; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, podem agendar aqueles que possuem 40 anos ou mais.

As equipes estarão atendendo em oito polos espalhados pela cidade, das 8h às 17h. os pontos fixos são o Igeprev, no Centro; Escola Professor José Joaquim, no Bairro José e Maria; e na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano. Já por meio de drive-thru as pessoas podem ir até o estacionamento do River Shopping; na Cohab VI, próximo ao supermercado Bom Tempo; e no estacionamento da Justiça Federal, próximo à Câmara de Vereadores. O polo da Univasf é exclusivo para profissionais de saúde e o SESC é somente para gestantes, puérperas e pessoas que possuem comorbidades.

Para ser vacinado é obrigatório a apresentar os seguintes documentos: documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Para a categoria de profissionais é preciso apresentar o documento de comprovação, já para as pessoas que possuem comorbidades é necessário apresentar um laudo médico.

Vale ressaltar que quem se recusar a ser imunizado com a vacina ofertada na tentativa de escolher o fabricante do imunizante, irá para o fim da fila da sua faixa etária e continuará a ser agendado para a vacina disponibilizada no momento. Além disso, a pessoa também terá que assinar um termo de recusa assumindo a responsabilidade pela sua decisão. Caso se negue, duas testemunhas assinarão o documento por ela.

AstraZeneca

A prefeitura também continua com a antecipação da segunda dose da Oxford-AstraZeneca, uma das vacinas contra a Covid-19, para pessoas que receberam a primeira dose nos meses de abril e maio. Nesta segunda-feira as pessoas que foram vacinadas até o dia 10 de maio devem procurar os polos de vacinação espalhados pela cidade. Não é necessário fazer agendamento. De acordo com a SMS, o prazo máximo para aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de 90 dias. Com antecipação para 60 dias, a expectativa é que mais de 10 mil petrolinenses estejam com o esquema vacinal completo até a próxima segunda-feira. É necessário levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação, em caso de perda é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência (BO).

O município está disponibilizando seis polos para esse público: Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Sesi, na Vila Mocó; e Escola 21 de Setembro, no José e Maria. Por meio de drive-thru, a vacinação será na Avenida Principal da Vila Eulália e Avenida da Integração (próximo à loja Lúcia Gomes); além da Univasf, para profissionais de saúde. O atendimento é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários