Petrolina: Profissionais são treinados para administrar vacina contra meningite C

por Carlos Britto // 20 de setembro de 2010 às 15:01

capacitacaA Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização realizou na última sexta-feira (17) uma capacitação com enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades Primárias de Saúde e demais pontos de vacinação de Petrolina. O treinamento teve como objetivo passar informações e orientações sobre a vacina meningo C, introduzida recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) no calendário de vacinação da criança e que protege contra a meningite C. A expectativa é de que o MS comece a distribuir as doses no início de outubro, quando estarão disponíveis também para os pontos de vacinação do município.

Durante a capacitação foram passadas informações sobre os procedimentos que devem ser adotados no manejo com a substância e pacientes, como será feita a distribuição das vacinas, público alvo e orientações que devem ser repassadas aos pais. A diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, explica que a dose é aplicada por via intramuscular na lateral da coxa e pode ser realizada simultaneamente com outras vacinas de rotina, como pólio e hepatite C.

Em relação a idade, o esquema da Meningo C inclui a primeira dose aos 3 meses, com segunda dose de reforço aos 5 meses e a terceira aos 12 ou 15 meses. Crianças entre 10 e 12 meses que iniciarão o esquema vacinal nesta faixa etária farão uso de apenas uma única dose, sem necessidade de reforço. Excepcionalmente nesta fase de implantação as crianças com até 2 anos também serão vacinadas com uma única dose. Nos próximos anos o esquema prevê a vacinação apenas para menores de 1 ano de idade.

Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários