Petrolina planeja ação de prevenção contra a dengue tipo 4

por Carlos Britto // 29 de março de 2011 às 07:31

Desde que foram confirmados os novos casos de dengue tipo 4 em mais três estados, entre eles a Bahia, o Ministério da Saúde (MS) está alertando os municípios para que estejam preparados, pois a maior parte da população não está imune contra este tipo de vírus. Apesar de não haver indícios da doença na região, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Petrolina já estuda medidas de vigilância epidemiológica para que não haja uma possível dispersão do vírus.

Desde 1982, o tipo 4 não era detectado no Brasil e justamente por passar 28 anos sem circular no país, a população não está imune contra esse vírus e corre o risco de contrair a doença, o que aumenta as chances de uma epidemia. Desde o primeiro caso identificado em 2010, o país já totaliza 51 pessoas que contraíram o vírus tipo 4.

Como o Ministério da Saúde fez o alerta para as Secretarias estaduais e municipais, a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, informou que a cidade precisa estar preparada e um esquema já foi planejado em Petrolina.

O controle e combate ao mosquito está sendo trabalhado com mais rigor porque só com a prevenção conseguiremos evitar que o vírus chegue ao nosso município. Vamos trabalhar de forma sistemática as medidas de contenção, aplicando larvicida e inseticida. Nossos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde continuarão com as visitas constantes nas residências, procurando eliminar possíveis criadouros”, declarou.

Petrolina planeja ação de prevenção contra a dengue tipo 4

  1. Moura disse:

    sem esquecer de limpar a cidade,que está tomada de lixo e de mato,sem esquecer também de tomar uma previdência aos esgotos a céu aberto,o mosquito também se prolifera em água suja,gente a cidade está tomada por pernilongos,lixo,matos,esgotos e ainda falam em combater a dengue,com essa imundice fica quase impossível,entra prefeito,sai prefeito e aquele bueiro da avenida Monsenhor Angelo Sampaio entre o posto de gasolina do river shopping mais precisamente ao lado do Paraíba material de construção contínua lá mais podre do que nunca e a céu aberto e quando chove a situação fica pior,poupe-me de ações medíocres sem resultados aparentes,nem Caruaru que tem um rio poluído no centro da cidade não se vê falar em proliferação de pernilongos,vamos pra frente e esperar os casos da dengue aumentar,esperem só pra ver.Esta cidadeestá abandonada!!!!

  2. vigilância a saude disse:

    A primeira atitude ser tomada para evitar não só a proliferação do tipo 04 como a todos soro tipo, e recolher todos os pneus espalhados na cidade,limpar ou recolher todos os depositos criadouros do mosquitos em terrenos baldios e providenciar tampas ou proteçao para depositos descobertos,vamos investir mais na saúde publica em petrolina principalmente no combate as endemias senhor prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários