Petrolina passa a dispor de exame que detecta doença cardíaca no bebê ainda na barriga da mãe

por Carlos Britto // 13 de março de 2017 às 07:40

Mulheres grávidas de Petrolina e região já podem contar com um novo exame, antes só encontrado em capitais. Trata-se da Ecocardiografia Fetal. O exame detecta cardiopatias congênitas ainda com a criança na barriga da mãe. O procedimento é feito no segundo trimestre da gravidez e sua realização, pode orientar encaminhamentos sem que tenha que esperar a criança nascer para obter essa informação.

A médica ginecologista e obstetra e especialista em medicina fetal, Nathalia Marcionilla, comemora a chegada ao procedimento à região que irá avaliar detalhes do coração do bebê. O procedimento pode ser feito entre 26 e 28 semanas, mas pode ser realizado antes desse período ou até depois, conforme a médica.

“Se pode precisar com antecedência, por exemplo, um acompanhamento de um medicamento, transferência de hospital, internação e pode apontar algum procedimento intrauterino”, enumerou a especialista. Apesar da importância, não é um exame caro e é feito em até 40 minutos. Por enquanto apenas a Clinical Center está oferendo o serviço.

A médica diz que apesar de ser um exame mais trabalhoso, tem um preço justo. “É mais barato do que uma ultrassom 6d que as mulheres fazem para ver com detalhes a imagem do bebê colorida. Cada exame tem sua importância, porque quando tiver alguma alteração e e quanto podemos intervir ainda na gravidez. São procedimentos  intervenções que po desfecho da criança, de uma família

A Ecocardiografia Fetal é direcionada a pacientes em grupos de risco como quem ter casos de doenças cardíacas na família, outro filho que tenha a patologia, mulheres que tomam medicamentos como os para crises de epilepsia, diabéticas, gestações gemelares, ter acima de 35 anos, pacientes que na avaliação morfológica se achou algo diferente no coração; com HIV, sífiles. “São essas pacientes que o exame pode atender com precisão e assim evitar maior risco para o bebê com alterações cardíacas. Esses grupos o olhar é mais detalhado no coração da criança”, frisa Dra. Nathalia.

“Cada exame tem sua importância, porque quando tiver alguma alteração, podemos intervir ainda na gravidez. São procedimentos, intervenções que podem dá um desfecho mais tranquilo sobre a criança, de uma família”, assegurou  a especialista.

O médico Pérsio Antunes que também é ginecologista, fala da importância de exames como a Ecodiografia Fetal no acompanhamento da gravidez para assim assim orientar melhor como proceder para que mãe e filho possam passar pela gestação com saúde.

“Algumas pacientes podem ter um risco maior para desenvolver a cardiopatia, por isso quanto mais preciso o exame maior o grau. Esse serviço é um serviço inédito na região e que estamos disponibilizando na clínica”, assinalou.

Petrolina passa a dispor de exame que detecta doença cardíaca no bebê ainda na barriga da mãe

  1. Suzana disse:

    Bom dia Carlos Britto

    Essa informação não procede.

    Em Petrolina já dispõe desse exame há algum tempo, O ginecologista e obstetra Dr Antonio Ribeiro, membro do Conselho Brasileiro de Radiologia, já realiza.

    Talvez, vai ser o segundo médico a realizar, pois o pioneiro é esse médico ai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários