Petrolina segue com baixo risco de infestação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 3 e 7 de novembro, o município está com o nível de infestação do Aedes em 0,4%. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, isso significa que Petrolina apresenta baixo risco para surto dessas doenças.
As localidades que apresentaram maior índice de infestação foram Novo Tempo e Pedra Linda, com 1,4%. Para manter o índice baixo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população fique atenta ao armazenar água, deixando sempre baldes e recipientes cobertos para evitar que o mosquito deposite os ovos e não sirva de criadouros.
Dia D de Combate ao Aedes
Com o objetivo de alertar a população e realizar ações de combate nas localidades com o LIRAa elevado, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) já estão atuando no Novo tempo, desde segunda-feira (10). A atividade seguirá durante toda a semana.
O Dia D de Combate ao mosquito será na sexta-feira (14) e acontecerá no Pedra Linda e Jardim Petrópolis. Os profissionais farão visitas domiciliares para eliminar os criadouros dos mosquitos, oferecer tratamento com larvicidas e fazer bloqueio de transmissão com aplicação de inseticidas. O trabalho é uma parceria entre o município e a população, pois o maior número de focos com Aedes são encontrados nas residências.



Sem chuvas e sem água da compesa nas torneiras da população tá difícil o mosquito da dengue sobreviver ,vamos ver quando começar as chuvas e no dia que chegar água da compesa torneiras.