Petrolina já começa a viver as expectativas para mais uma edição do “Dia do Desafio”, marcado para quarta-feira (30).
O evento, realizado numa parceria entre prefeitura municipal e o Sesc Petrolina, baseia-se numa competição amigável entre cidades do mundo inteiro, que movimenta as comunidades incentivando a prática da atividade física em benefício da saúde e do bem-estar.
Petrolina, que participa pelo quinto ano consecutivo, disputará nesta edição com a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Ganha aquela que conseguir envolver o maior percentual da comunidade na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva. Vale caminhar, correr, pedalar e malhar. Também haverá jogos coletivos como futebol, vôlei e basquete.
A mobilização vale para todos – família, amigos e colegas de trabalho, que após a realização do exercício devem registrar a participação pelo telefone 0800 321 1688.
O movimento vai começar logo amanhã (29), com um grande desfile ao som da Frevuca, que tem início na praça do bambuzinho (centro), e depois segue para os bairros José e Maria, João de Deus, Areia Branca, Cohab IV e Henrique Leite.
Na sequência, acontecem no ginásio do Sesc um mini torneio de basquetebol, estação de esportes radicais, roda de capoeira e, após a concentração, uma corrida perfazendo um percurso de cinco quilômetros pelas principais ruas da cidade.
Programação
Na quarta, as atividades vão começar cedo. Das 8h às 16h a coordenação do Dia do Desafio vai mobilizar a população com ações recreativas, esportivas e alongamento nas empresas e escolas. Nas universidades, serão realizadas oficinas de dança de salão. Segundo o gerente do Sesc, Hednilson Bezerra, a ideia é espalhar ações por todo o município.
“Na orla, teremos ainda, corrida de velocípede, passeio ciclístico e nos bairros, mais atividades esportivas distribuídas no José e Maria, Areia Branca, João de Deus, Cohab VI e Henrique Leite. O encerramento do Dia do Desafio, das 17h às 20h, será realizado simultaneamente nestes bairros com atividades a exemplo de slack line, alongamento, oficinas de malabares, de perna de pau e de dança de salão nas modalidades samba, forró e salsa”, concluiu, adiantando que a meta para esse ano é mobilizar 55% da população.
Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente pela Associação Internacional de Esporte para Todos (Tafisa), com sede na Alemanha. Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais. Mais informações no site: www.sescpe.com.br. (fonte/foto arquivo: CLAS Comunicação)


