A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá apenas em julho, mas em Petrolina a programação já começa neste domingo (17) com uma missa em homenagem aos jovens na Catedral da cidade. A celebração está marcada para as 19h30 e será presidida pelo bispo Dom Manoel dos Reis de Farias.
Já na segunda-feira (18) será inaugurada, às 19h30, a Secretaria Executiva da Pré-Jornada Mundial da Juventude. O órgão, que funcionará no prédio anexo à Voz do São Francisco/Emissora Rural, disponibilizará todas as informações sobre o evento, assim como as inscrições para peregrinos, voluntários, material de divulgação e relação de famílias acolhedoras.
Petrolina receberá a Pré-Jornada Mundial da Juventude na semana que antecede a JMJ, ou seja, entre os dias 16 e 20 de julho. A expectativa é de que 200 peregrinos de alguns países europeus visitem a cidade.
A última edição da JMJ aconteceu há dois anos, em Madri, na Espanha, e contou com a participação de 190 países. A jornada foi idealizada pelo Papa João Paulo II, em 1984.


