Um seminário sobre tecnologias no transporte alternativo de passageiros foi realizado na última quarta-feira (15) no Sest/Senat, em Petrolina. Durante o encontro foi discutida a acessibilidade a esse tipo de transporte, além da bilhetagem eletrônica e da qualificação dos operadores quanto ao atendimento dos passageiros idosos e com deficiência.
Segundo o secretário de acessibilidade, Marcos Conceição, no início do próximo mês Petrolina receberá a primeira parte de ônibus e micro-ônibus acessíveis/adaptados que circularão no centro e na zona rural do município. De acordo com Marcos, “os novos transportes serão adaptados com tecnologias de bilhetagem, o smartcard, que é um sistema que elimina a conferência de pagamento e troco e, por isso, facilita a vida de deficientes visuais. Além disso, para aqueles que não tem nenhum dos braços, também será disponibilizada uma espécie de broche que funciona como um smartcard”, explicou.
Em Petrolina, outros programas exitentes já beneficiam essas pessoas. “No programa de habitação ‘Minha Casa, Minha Vida’ são disponibilizados 10% do número total de casas para pessoas com deficiência. Já disponibilizamos mais de 2000 aparelhos auditivos desde 2009, além de 30 salas de atendimento educacional (sala de recurso)”, ressaltou o secretário. (fonte: Ascom PMP/foto ilustração)



Essa promessa já é velha! Existiam vários ônibus circulando com esse equipamento nas portas no tempo das ex Menina-Morena e Transnova e nunca vi nenhum deles funcionando para ajudar algum deficiente, será que isso vai mudar agora?