Petrolina ganha Banco de Empregos para Pessoas com Necessidades Especiais

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2010 às 12:59

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Petrolina possui 39 mil pessoas com necessidades especiais. A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Tereza Virginia, informou que destas, apenas 5% estão aptas para o mercado de trabalho. Foi com bases nesses dados que a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Sedest, lançou ontem (17) o Banco Municipal de Emprego para Pessoas com Necessidades Especiais (Bamem).

A iniciativa, realizada em parceria com o Sest/Senat, tem como objetivo inserir as pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, oferecendo cursos de qualificação profissional. Participaram do lançamento o prefeito Julio Lossio, o secretário de Acessibilidade Marcos Conceição, a secretaria da Sedest Tereza Virginia, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Sirlene Caxias, e o coordenador da Agência do Trabalho de Petrolina, Paulo Brandão.

Emocionada ao ver o projeto em andamento, a gerente de acompanhamento a pessoa com necessidades especiais da Sedest, Rose Andrade, falou sobre a dificuldade que as empresas possuem em cumprir a lei de cotas. “Nós temos conhecimento que hoje em Petrolina temos aproximadamente 530 vagas para pessoas com necessidades especiais que não estão preenchidas por não haver pessoas qualificadas para ocupá-las”, informou.

O prefeito Júlio Lóssio falou sobre a importância da Secretaria de Acessibilidade, lembrando que Petrolina é uma das poucas cidades do Brasil que possui essa atenção direta do poder público. “Temos hoje o maior programa habitacional da história de Pernambuco, e oferecemos o maior acesso para pessoas com necessidades especiais em programas habitacionais do Brasil, pois 10% das moradias são destinadas à população com deficiência”, ressaltou.

Muito feliz com o lançamento do projeto, o secretário Marcos Conceição destacou as ações realizadas pela secretaria durante a gestão. “Estamos muito contentes porque conseguimos tornar a cidade acessível com a construção de rampas, estamos cuidando da atividade esportiva com o programa de paraesporte, ampliamos a rede de atendimento educacional especializada para alunos com deficiência e agora chegamos a uma importante conquista que é o Bamem”, completou.

Petrolina ganha Banco de Empregos para Pessoas com Necessidades Especiais

  1. Luciana. disse:

    O que que Tereza Virginea está fazendo aí ? Que eu sabia quem entende de deficiente é o secretário de mais visão nesse governo. O Marcos da acessibilidade.

    Luciana Pedrosa filho.

  2. Demóstenes disse:

    Parabéns pela matéria!

    Sabemos que o acesso das pessoas com necessidades especiais infelizmente ainda é um desafio, porém, a sociedade de uma forma geral precisa estar mobilizada para cobrar dos governantes mais atenção com relação a isso.

    Participem do meu blog: http://demostenesmc.blogspot.com/

    abraços

  3. Roberto Guedes disse:

    Júlio Lóssio entrou na cota de 5% da Prefeitura?

  4. Gerson disse:

    Bem pensado. Sobram vagas para pessoas deficientes porém não há qualificação, louvável a iniciativa da prefeitura, pensar em todos sem discriminação.

  5. Juliana disse:

    Ou saudade do tempo de Odacy.

    Juliana.

  6. Danilo disse:

    Agora sim, as oprtunidades serão alcançadas pelo portadores de necessidades especiais, muito se fala e pouco se faz por essas pessoas que tem a mesma capacidade igualmente. Parabéns ao prefeito e a tereza pela iniciativa, creio que isso vai valorizar essas pessoas e dar oprtunidadesiaguais a todos,

  7. Caio Ribeiro disse:

    Só eu sei o quanto é dificil para um deficiente arrumar um emprego compativel com a nossa limitação , por isso valorizo essa iniciativa e segunda-feira estarei lána secretaria para garantir minha vaga de qualificação

  8. Francisco Rodrigues disse:

    Parabéns secretaria Tereza Virginia, pela sua competência a frente desta secretaria, cada dia uma conquista para Petrolina!!

  9. Eleitor atento disse:

    parabéns marcos, pelo menos alguém mostra serviço nesta gestão.

  10. Desconstruidor de Discurso disse:

    Não acredito nesses números do IBGE. 10% da população… a não ser que a pesquisa considere que todos os torcedores do Flamengo em Petrolina. Nesse caso, eu até concordo.

  11. Carla Duarte disse:

    Muitas vezes não percebemos onde estão essas pessoas, por que muitas delas ficam presas em casa por não conhecerem a sua capacidade laborativa. A iniciativa é louvavel sim, por possibilita que estas pessoas tenham uma oportunidade. Só quem realmente precisa sabe a importancia desse projeto pasa suas vidas. parabens mais uma vez a gestão Julio Lossio

  12. Lucia Pedrosa disse:

    Parabéns a toda equipe do prefeito, em especial a Secretária Teresa, que quem a conhece mais de perto sabe que seu nome é trabalho e junto com Marcos somam bastante, não conheço quem mais zele pelo dinheiro público.

  13. observador disse:

    Nascido em outra cidade, mas agora, filho de Petrolina.
    Marcos Souza, obrigado por abraçar a causa da pessoa com deficiencia e por estar em nossa cidade realizando um excelente trabalho!
    Ainda bem que Julio fez algo bom, trouxe Marquinhos.
    Parabens pelo BAMEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários