Petrolina entra com tudo no jogo estadual para ter governador

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2013 às 11:23

20130915091307731311a Com dois pré-candidatos ao governo estadual, Petrolina terá fôlego para estar no centro da disputa em 2014? O charme da cidade que é referência nacional em fruticultura irrigada e em geração de empregos será capaz de reverter a geografia eleitoral de Pernambuco, onde 100% dos governadores eleitos pelo voto direto tiveram base metropolitana? As questões começam ser postas diante da possibilidade de o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e o prefeito Julio Lóssio (PMDB) figurarem na cabeça de chapas majoritárias.

 Adversários no âmbito local, os dois estão “na pista” e constroem suas candidaturas em realidades opostas, mas com coincidências. O socialista é da base do governador Eduardo Campos (PSB) e, em tese, dispõe de condições confortáveis. O peemedebista é dos poucos políticos de Pernambuco a fazer oposição ao governo estadual, o que é sinônimo de dificuldade. Ambos comandam máquinas com pesos proporcionais aos cargos e enfrentam resistências nos partidos – Lóssio ainda é processado na Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico, numa ação movida pelo deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB), segundo colocado nas eleições municipais e filho do ministro. Também em comum, há o fato de nenhum dispor de um “evento” impactante na trajetória a ponto de se impor como concorrente natural.

Mas o que pode dificultar a situação de Bezerra Coelho e Lóssio é a origem política. De acordo com o sociólogo e ex-secretário estadual de Planejamento José Arlindo Soares, um candidato ao governo deve contar com a possibilidade de obter pelo menos metade dos votos do Grande Recife. “O Sertão do São Francisco responde por cerca de 5% dos votos do estado e não vejo fatos capazes de mudar a velha geografia do estado, cujo predomínio é da Região Metropolitana do Recife, onde estão mais 40% dos eleitores”, diz.

A prevalência metropolitana corrobora a chamada “síndrome Agamenon Magalhães” (ex-governador do estado), que dizia que sem o eleitorado do Recife e arredores não se senta na cadeira do Palácio das Princesas. “Não há governador que tenha chegado reconhecidamente como político interiorano, do Agreste ou do Sertão. Estes não figuram nem mesmo em chapa majoritária. Inocêncio Oliveira (deputado federal, PP) não conseguiu jamais concorrer ao governo ou ao Senado. Nem quando contava com o apoio de 40 prefeitos”, destaca Arlindo.

Cautela é o que deve predominar ao se analisar a possibilidade de Petrolina, segundo observa o cientista político Thales Castro, da Universidade Católica de Pernambuco. Segundo ele, trata-se de uma cidade importante, com aeroporto internacional, que se sobressai na fruticultura e tem peso econômico e político. Ele também considera que a postura do ministro e do prefeito mostra que o município tem líderes com altivez e voz. No entanto, ressalta que os projetos dos dois podem não se confirmar.

Fatores nacionais e estaduais podem pesar. As ‘placas tectônicas’ estão se movimentando. É preciso definir o quadro nacional, vê como fica a economia e como o governador Eduardo Campos se posiciona”, diz.

Petrolina vive historicamente sob domínio da família Coelho, que se reveza na prefeitura desde 1955. Porém se dividiu a partir de 1986 e hoje parte apoia Lóssio, cujo vice é Guilherme Coelho (PSDB). O único petrolinense a chegar ao Executivo estadual foi Nilo Coelho, entre 1967 e 1971. Foi governador indicado pela ditadura militar.

Saiba mais

Lóssio: “A importância política está no seu passado por ter fornecido nomes importantes que serviram ao estado, a exemplo de Nilo Coelho e Mansueto de Lavor. Está no presente, pois aqui temos desenvolvido políticas públicas com ênfase na cidadania (habitação, regularização fundiária, educação na primeira infância, emprego) que podem e devem ser ampliadas ao estado, que tem crescido, mas ainda mantém um grande nível de desigualdade. Está no futuro, já que a presença de universidades e institutos federais faz de nossa cidade uma produtora de talentos com massa crítica para propor avanços para Pernambuco e de modo especial para o Semiárido”.

Fernando Bezerra: (nota da assessoria) – “O ministro Fernando Bezerra Coelho é do PSB e segue a orientação do presidente do partido de só tratar temas relacionados com as eleições de 2014 em 2014. Como ministro de Estado indicado pelo governador Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho tratará desses assuntos no tempo certo”. (Do Diário de Pernambuco)

Petrolina entra com tudo no jogo estadual para ter governador

  1. Aroldo Lima Sampaio disse:

    O Lossio não foi cassado?o processo continua?então como é que se lança candidato? Ah sei! é a certeza da impunidade que impera nesse país.Num país sério ele deveria manter a prudencia e dizer que só se pronunciaria a respeito após decisão da justiça.

    1. Petrolinense disse:

      Isso é bobagem, dizer que um petrolinense nunca vai ser eleito para governador, SE EDUARDO CAMPOS INDICAR UM POSTE a população de recife vota nele sem perguntar se o poste é do sertão ou de qualquer outro lugar.

  2. Cidadaopetrolinense disse:

    Lossio – candidato a governador do LIONS? Tem chances?

  3. GUILHERME VITOR disse:

    TODO MUNDO TEM O DIREITO DE SONHAR!
    PRA ISTO EXISTEM OS DEVANEIOS OU SE PREFERIR OS DELÍRIOS.

    DEIXEM O LÓSSIO DELIRAR…AFINAL NÃO PAGA IMPOSTO E NEM SE CASSA O MANDATO DE QUEM DELIRA!

  4. Glória Maria disse:

    Júlio Lóssio , entende de passado de Petrolina? ele chegou aqui nem 15 anos ainda tem? destroi nossas tradições com estátuas de ledo ivo, e mesmo assim se arvora no direito de falar em passado? não conheceu nenhum dos nomes que citou, nem Nilo Coelho, muito menos Mansueto de Lavour! ex padre e senador! coitado , só sendo mesmo psicopata! Trata-se de mentre perigosa…. precisa de internamento! já falei 1 vez! Agora uma pergunta como falar de passado se nem para o presente serve ?
    sabe o que é isso?… querer desviar a atenção dele para a cassação.!!! mas saiba sr prefeito cassado, nós não somos bestas não….! cidade é de pessoas inteligentes que só se tornaram BURROS quando votaram em você.
    vejam que ousadia,? sem obra nenhuma quer se lançar governador…somente com a tal creche da nova sementinha que nada acrescentou para a cidade? a não ser precisar ser da alçada do Ministério Público para fiscalizar????
    o perigo todo está nesta regulamentação fundiária que vc vem dando provas de dilapidação de patrimônio público! Você é muito perigoso tal qual sua mente!

    Nós não vamos desviar o assunto de CASSAÇÃO com esse assunto imbecil que vc coloca em carta para partido !

    Para você que lê este comentário! vejam as caras dos postulantes aos cargos a governador! FBC com cara de cidadão estadista, bem apessoado , bem conhecido nacionalmente, e o outro JL com cara de louco de todo gÊnero… sem qualquer brincadeira…. ISSO É QUERER DESVIAR O FOCO, MAS SAIBA SEM MACUMBA ALGUMA (diferentemente de vc JL) vc está perdido… o TSE vai realmente cassá-lo e com certeza não irá demorar!
    FÈ em DEUS a cassação vai acontecer…LOGO
    .

    1. verlania disse:

      CARA DE LOUCO QUE DERROTOU UM MINISTRO DE ESTADO, O GOVERNADOR, UM DEPUTADO ESTADUAL E DOIS FEDERAIS. VÃO SE ILUDINDO AÍ COM ESSA HISTÓRIA DE CASSAÇÃO E ELE VAI SE FORTALECENDO CADA VEZ MAIS. E SÓ PRA LEMBRAR: ELE CONTINUA PREFEITO E PETROLINA NÃO É CURRAL DE FBC!!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHA….

      1. Yuri Magalhaes disse:

        Nem um dos dois sera governador nunca de PE.Um atrapalha o outro. Lembrando que Nilo Coelho foi governador biônico. Acordem pra realidade.Nunca nenhum petrolinense sera governador do Estado.

        1. Petrolinense disse:

          E você nunca vai ser um petrolinense, pois petrolinense pensa grande e não se contenta com o pouco. Vá com o seu pessimismo para bem longe de Petrolina.

        2. ferandinha disse:

          eu sou fernanda eu gosto do mu barrio tambem o nosso senho ti ama

      2. Luis Fernando disse:

        Aprendeu a escrever, Verlânia? Foi em alguma Nova Semente?

  5. Maninho disse:

    Vejo no Ministro Fernando Bezerra legitimidade, competência, preparo e até um débito do governador Eduardo Campos para com ele, merecedor de ser majoritário desde o último pleito, e torço para que tal projeto agora tenha o merecido apoio da coligação liderada por Campos. Já Lóssio vejo mais como um delírio de um prefeito cassado, que sequer demonstrou ter porte para ser gestor municipal, ou ele acha que o estado como um todo vai ingenuamente engolir festejos juninos como substituto de serviços sociais- saúde, educação, segurança, mobilidade – como fez o povo de Petrolina??

  6. Wilton Lima disse:

    É muita cara de pau.
    Apoie esse cara na ultima eleição,não minto,mais devia ter vergonha na cara,e mais vergonha na cara quem votar nele para governador!
    vou deixar só uma pergunta.

    O cara como prefeito de uma cidade de 300 mil habitantes,não ta fazendo nada por ela imagina se for governador do ‘ESTADO”,???/

  7. Roberto RIbeiro disse:

    Acho bom Levar Lossio para o traumas, febre acima de 42 graus geralmente causa delírios…….

  8. octavo disse:

    Queixosos sempre vão existir, principalmente depois da caqueirada que levaram,quase 20 mil votos de frente do 2º colocado,isso é uma realidade irreversível.O Dr Lóssio mostrou que é competente tanto na sua profissão de Médico Oftamologista, como na Política, pela 2ª vêz derruba cardeais da Política de Petrolina, isso portanto o credencia a postular legitimante a Governância do Estado.

    1. Cecília disse:

      A governância do estado citada por Octavo deve ser de Saramandaia, que dona redonda explodiu!
      se oriente espertinho JL … desviu de cassação? Cola não!..
      . Como oftalmologista conheço muita gente com problemas que ele deixou… casos bobos se tornaram graves… testando sempre…. como cobaias….. pode não… retornando para seu lugar de origem… não aguentamos mais.

  9. ANA CÉLIA disse:

    NÃO HA COMO COMPARAR HOMENS COM CARATERES TÃO DISTINTOS. FERNANDO, O MINISTRO, TODOS SABEM DA SUA TRAJETÓRIA POLITICA E ESSE DESCONHECIDO JULIO, POUCOS O CONHECEM, A NÃO SER PELOS ERROS COMETIDOS E PELAS PERSEGUIÇÕES EFETUADAS. PETROLINA TEM ORGULHO DE TER MAIS UMA VEZ UM FILHO SEU SENDO GOVERNADOR E É POR ISSO QUE ACREDITO QUE TODO SERTÃO SE UNIRÁ COM ESSE PROPÓSITO. O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME. CHEGOU A SUA VEZ MEU MINISTRO, DE GOVERNAR O NOSSO ESTADO COM OS OLHOS VOLTADOS PARA O SERTÃO. AMAMOS VOCE FERNANDO BEZERRA E TORCEMOS PELO SEU SUCESSO. A INVEJAS DE POUCOS, NÃO O ATINGIRÃO POIS ESTARÁS PROTEGIDO POR FORÇAS DIVINAS. VOCE É DO BEM E É TUDO QUE PETROLINA, HOJE, PRECISA. ABRAÇOS DA SUA ETERNA ELEITORA

  10. AGORA EU VI disse:

    JÁ VOTEI EM FERNANDO BEZERRA,MAS HOJE CONHECENDO ELE JAMAIS VOTAREI NOVAMENTE ,UM POLÍTICO QUE PENSA APENAS EM SE PRÓPRIO E NO INTERESSE DE SUA FAMÍLIA E QUE OS OUTROS SE FERREM.ANO QUE VEM ELE VAI QUERER COLOCAR MAIS UM FILHO PRA MAMAR AS CUSTAS DO POVO.QUEM VÊ VERÁ.

  11. ALGUÉM disse:

    EITA JULIO ESTA SONHANDO? ESTA IGUAL AOS COITADOS DOS PACIENTES QUE DEIXAM UMA REQUISIÇÃO PARA SER MARCADO UM EXAME, (FICAM SONHANDO COM COM SEU EXAME MARCADO).
    JA ACABOU COM PETROLINA E ESTA QUERENDO ACABAR COM O ESTADO. ERA UMA VEZ PETROLINA DE TODOS NÓS.

  12. Luis Fernando disse:

    O Fernando ainda tem alguma chance, já que tem projeção nacional como ministro, agora o Júlio é uma piada. Desconhecido no restante do estado. Se bem que quem conhece não vota nele nem a pau.

  13. Belo disse:

    Cassado 2 vezes, como que um político pode ainda manter o mandato e ainda ser candidato??? SÓ NO BRASIL.

  14. Mary disse:

    Este prefeito aì a cara dele sempre foi …, eu nunca mim enganei com esta tal pessoa, desequilibrado gozador e tripudia as leis,pra eleger um cara descontrolado e da forma como ele se comporta diante da lei,sò um outro louco mesmo,QUANTO DELÌRIO MEU DEUS!!!

  15. Anselmo disse:

    Boa resposta Verlania, gostei

  16. Gorete Marçal disse:

    Júlio, Se enxerga procura tua turma. Pernambuco precisa de gente grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era onde os motoristas e cobradores faziam seu lanches e refeições rápidas, mas sempre tinha um mal cheiro nesse local