Petrolina é selecionada para desenvolver proojeto sobre saúde mental

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2025 às 19:20

Foto: Ayrton Latapiat/Ascom PMP SMS

A exemplo de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) foi selecionada em uma chamada pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que organiza os serviços de saúde mental para garantir atendimento integral, contínuo e de qualidade à população. O município teve três serviços aprovados: o CAPS AD III, o CAPS II e o CAPS Infantojuvenil (CAPS IJ) que, desde ontem (16) passou a contar com supervisores em cada unidade de assistência psicossocial da cidade.

A Rede é composta por serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospital de referência em saúde mental, residências terapêuticas e ações de atenção psicossocial na comunidade. Juntos, esses serviços promovem cuidado em liberdade, prevenção de crises e acompanhamento contínuo de pessoas com transtornos mentais ou problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

A aprovação dos três CAPSs reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso à saúde mental, a qualidade do atendimento e o fortalecimento da rede de cuidado no município. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS), oferece supervisão institucional às equipes, com o objetivo de fortalecer o trabalho dos profissionais, qualificar o atendimento e promover reflexão sobre as práticas em saúde mental, alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários