Petrolina e outras 101 cidades de Pernambuco entram em situação de emergência devido à estiagem

por Carlos Britto // 08 de julho de 2025 às 13:10

Foto: Compesa/ Divulgação

A governadora Raquel Lyra decretou situação de emergência por 180 dias em 102 municípios de Pernambuco por causa da estiagem que atinge o Agreste e o Sertão. A medida, publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial do Estado, foi motivada pela seca hidrológica que compromete reservatórios e a rede de abastecimento de água.

Segundo o decreto Nº 58.927, o governo do estado declarou a “Situação de Emergência” com base no parecer técnico da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC/SDS), e notas técnicas da Apac, Compesa e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. “Os órgãos estaduais, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o enfrentamento à “Situação de Emergência”, em cooperação com os órgãos federais e municipais”, especifica o artigo 2 do decreto.

Petrolina está entre os municípios afetados, ao lado de cidades como Dormentes, Lagoa Grande, Afrânio, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Salgueiro, Floresta e Araripina, entre outras cidades do sertão e agreste do Estado. O decreto permite ações emergenciais em parceria com os governos federal e municipais.

Petrolina e outras 101 cidades de Pernambuco entram em situação de emergência devido à estiagem

  1. Maguim disse:

    Não sei como cidades em situação de emergência gasta milhões com festejos juninos.
    Só no Brasil mesmo!

  2. antonio joaquim sales coelho disse:

    Petrolina está no meio delas

  3. José disse:

    Com a cara mais lavada os dirigentes dos municípios vem chorar falta de verba.
    Gozando com a cara do povo.
    Eita Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…