Petrolina e Juazeiro, as duas cidades mais importantes do Vale do São Francisco, sediarão na próxima semana eventos que vão abordar a informática e a tecnologia no Submédio São Francisco. Os encontros serão promovidos pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE).
Em Petrolina acontecerá o 1º Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco – o WESS 2010 – que será realizado na próxima quarta-feira (14) no auditório da Facape, das 8h às 17h30.
Já na vizinha cidade de Juazeiro, acontecerá durante os dias 14 e 16, no Complexo Multieventos da Univasf, o 1º Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco – o SIMCOP 2010.
Para inscrever-se nos dois eventos bastar acessar o site do WESS 2010 (http://www.wess2010.net) e no dia 14 levar um quilo de alimento não perecível. Já para o SIMCOP as inscrições são realizadas através do endereço http://www.sicomp.org. Neste evento é necessário pagar taxa de inscrição que está disponível no site.
De acordo com o professor de Ciência da Computação da Facape, Jocélio Passos “Petrolina está inserida no mundo da informática. É importante que os alunos, professores e comunidade se envolvam nesta discussão sobre os desafios da computação para o desenvolvimento do Vale do São Francisco”, destacou ontem (9) no programa Carlos Britto no Ar, da Grande Rio AM.



Estes dois eventos representam uma iniciativa pioneira dos professores e alunos das 03 instituições que tem cursos superiores ligados à área de computação na região. A Univasf tem a Engenharia de Computação, a Facape a Ciência da Computação e o IF Sertão tem a Licenciatura. Além das instituições, as empresas que fornecem e demandam por tecnologias da informação irão participar dos eventos. Acreditamos que muito em breve a região vai se destacar também nesta área, pois a computação no Vale vai mostrar sua competência e sua força.
É preciso criar uma agenda comum de projetos, articulações e iniciativas. Juntos e fortalecidos, seremos mais ouvidos.
As grandes empresas da região podem começar a olhar com atenção para este segmento, na busca das soluções de suas demandas tecnológicas aqui mesmo na região. Já tem muitos profissionais/empresas/entidades aptos para suprir essa necessidade.
Por fim, é uma excelente oportunidade para uma maior integração entre professores, alunos e profissionais, além claro da possibilidade de atualização de conhecimento. Estejam todos convidados: http://www.sicomp.org e http://www.wess2010.net
Com certeza esse evento, se colocado sob a coordenação do ilustre Professor Jocélio Passos, obterá sucesso absoluto e o êxito esperado. Se vocês quiserem definir um profissional competente, dinâmico, detentor de conhecimentos e, acima de tudo, responsável e digno, usem o nome dessa pessoa: JOCÉLIO PASSOS. Esse sim, é qualificado para representar Petrolina em qualquer evento dessa natureza, pois exerce pleno domínio naquilo que se propõe a fazer quando o assunto é informática.
Quem conhece de perto o trabalho dele, sabe do que estamos falando. Avante Jocélio!!!
No vale do São Francisco a unica tecnologia que vier a nascer dai vai demorar de 5 até 10 anos para se de fato cumprir como polo.
Falta ainda muito mais esse é o primeiro passo e estava em necessidade.
Parabéns aos organizadores.
Falou Igor Mentirinha, da Microsoft
É isso ai Jorge ! a união faz a força.
Não vamos medir forças. O importante é juntar os conhecimentos em prol do desenvolvimento info-cultural da região