Petrolina apresenta baixo risco para infestação da dengue

por Carlos Britto // 11 de setembro de 2010 às 21:23

agente de endemiasA Gerência de Endemias de Petrolina, finalizou na última quinta-feira (9) o 5º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de Petrolina. De acordo com os dados estatísticos do município, o índice de infestação predial geral para o Aedes aegypti foi de 0,5 %, considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde (MS) para ocorrência de epidemia da dengue. Os novos números mostram que houve uma redução considerável, pois no último levantamento o índice geral foi de 1,2. O MS usa como parâmetros de 0 a 0,99% baixo risco, de 1 a 3,9 médio risco e acima de 4, alto risco.

Para organizar a pesquisa, podendo assim percorrer todos os bairros, a cidade foi dividida em oito áreas, chamadas de estratos. O índice foi realizado entre os dias 6 e 9 de setembro e servirá para redirecionar as ações de combate a dengue. O próximo LIRAa acontece em novembro.

Como o novo levantamento identificou os locais onde os focos do Aedes são registrados com mais freqüência, já a partir desta segunda-feira (13) as medidas de controle serão redirecionadas e intensificadas para prevenir uma possível epidemia da doença e reduzir os números nessas localidades.

Entre os bairros que apresentaram os maiores índices, correspondendo a 0,9% estão o Quati, Cosme Damião, João de Deus, Jardim São Paulo, Ipsep, Jardim Imperial, Portal da Cidade, Alto da Boa Vista, Pedro Raimundo, Jardim Brasília, Jardim Amazonas, Cohab IV, Alto do Cocar, Parque Massangano, Rio Claro e Cohab V.

Petrolina apresenta baixo risco para infestação da dengue

  1. Desconstrutor de Discurso disse:

    Petrolina é o cara.

  2. ANTONIO CÍCERO DA SILVA(Águia) disse:

    Isto é muito bom. Com dados assim, entendemos de que a população está conscientes dos riscos que correm e portanto, estão contribuindo, para o bem de todos… Parabéns…

    Antonio Cícero da Silva(Águia), é escritor e poeta, reside em Carapicuiba/SP. É filho da cidade de São José do Belmonte/PE.

  3. Watergate disse:

    Com um clima extremamente seco como esse nao tem mosquito que sobreviva. o merito é todo de são pedro

  4. Desconstruídor de Discurso disse:

    Pouco recurso e muito resultado significa eficiência. Watergate, tua Recife só não é pior pq tem dois prefeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários