A Petrobras divulgou, em comunicado no final de junho, a celebração de um novo contrato de compra e venda de gás natural com a Companhia de Gás de Pernambuco (Copergás), com vigência a partir de janeiro de 2024 até dezembro de 2034. O valor estimado é de R$ 6,7 bilhões.
O contrato é resultado da Chamada Pública nº 003/2022, realizada pela Copergás, que visa ao suprimento de gás natural para atendimento ao mercado regulado, cuja área de concessão está situada no estado de Pernambuco. O novo contrato reforça a parceria comercial entre as empresas, mantendo a segurança e confiabilidade em condições comerciais competitivas em um cenário de abertura do mercado e diversificação do suprimento de gás natural.
Estabelecido o rito regulatório, o contrato será enviado para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável pela publicidade do mesmo de acordo com a Resolução ANP nº 52/2011, que, no parágrafo 6º do artigo 11, prevê que a Agência dará publicidade integral dos contratos de compra e venda de gás natural firmados entre os comercializadores e as distribuidoras locais de gás canalizado para atendimento a mercados cativos.