Petrobras aprova proposta de jornalista petrolinense sobre saúde indígena

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2026 às 21:30

Foto: divulgação

O jornalista petrolinense Fernando Alves de Oliveira foi um dos aprovados na Seleção Petrobras de Jornalismo. A iniciativa resultou na produção de uma reportagem em vídeo sobre a incidência de Doença Renal Crônica (DRC) entre indígenas da etnia Truká, no município de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco.

O edital selecionou 15 propostas entre 184 inscrições de todas as regiões do país. Os projetos contemplados receberam bolsas de R$ 20 mil para a produção dos conteúdos, totalizando um investimento de R$ 300 mil. As propostas abordam pesquisas científicas desenvolvidas por grupos sub-representados e estudos relacionados à diversidade e inclusão.

A reportagem tem como base um estudo inédito conduzido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que identificou sinais de Doença Renal Crônica em cerca de 10% da população adulta da comunidade Truká. A pesquisa analisou 1.715 moradores, por meio de exames laboratoriais e da avaliação de indicadores respiratórios e cardiovasculares. A principal hipótese levantada pelos pesquisadores é a relação entre o adoecimento e o contato com agrotóxicos no trabalho agrícola.

Em 2021, Fernando Alves venceu o Prêmio Expocom, uma das principais premiações da área de comunicação no país, na categoria Rádio, Televisão e Internet – modalidade Website (avulso). Ele é formado em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb)/Campus Juazeiro, e tem passagens pela Band Vale do São Francisco/Band Bahia, TV Guararapes, TV Jornal, TV Caatinga, TV Brasil, TV Pernambuco e TVE Bahia. A produção audiovisual está disponível gratuitamente no canal da Baruá Filmes, no YouTube: https://youtu.be/73aoxyUm8sU?si=GB2HfJhYdx6mdOc9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários