Pessoas que perderam o prazo ainda podem se vacinar contra H1N1

por Carlos Britto // 27 de abril de 2010 às 14:35

vacinacaoPessoas incluídas na terceira etapa de vacinação contra a Influenza H1N1 que perderam o prazo para a imunização ainda poderão receber a dose da vacina. Dessa forma, durante toda a quarta etapa, fase que atende aos idosos com doenças crônicas, também estarão sendo vacinados gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a menores de dois anos e jovens de 20 a 29 anos. A vacinação para estas pessoas segue até o dia 7 de maio. Até o momento foram vacinadas 42.298 pessoas em Petrolina.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que fará a imunização contra a gripe comum, deveria começar no último sábado (24), foi adiada para o dia 8 de maio e segue até o dia 21. A mudança ocorreu porque houve um atraso na entrega das vacinas, produzias pelo Instituto Butatan. Na imunização contra a gripe comum só serão vacinadas os idosos. Pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas, devem tomar também a dose contra a gripe A.

A próxima etapa da campanha, prevista para começar no dia 10 de maio, seguindo até o dia 21, atenderá a população de 30 a 39 anos. Esse grupo foi acrescentado por último no calendário de imunização. O Ministério da Saúde decidiu ir além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendava a vacinação de apenas quatro grupos, que apresentavam maior risco de desenvolver formas graves da doença.

GESTANTES – O alerta do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Petrolina é em relação as mulheres grávidas. O PNI está chamando a atenção das gestantes em relação a importância da vacinação. As grávidas estão incluídas no grupo de risco e devem receber a dose da vacina, que não oferece nenhum problema para o bebê. A imunização pode ser feita em qualquer idade gestacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários