As pessoas com necessidades especiais que necessitam realizar exame médico e/ou avaliação psicológica, como parte do processo de habilitação de motorista, ganham um importante aliado em Pernambuco: o agendamento online. O sistema PPD (Pessoas Portadores de Deficiência), como é conhecido, funciona de modo autoexplicativo, o que significa que, ao preencher o formulário de agendamento, o candidato será informado se possui restrições para a realização dos exames ou para entrar com recurso em 1ª instância questionando os pareceres médicos e/ou psicológicos.
Para se ter ideia da procura desse serviço no Detran-PE, cerca de 3 mil pessoas com deficiência realizaram, no ano passado, exames médicos e quase 500 passaram por avaliação psicológica.
A ferramenta PPD beneficia usuários do Detran-PE em todo o estado. De início, serão cobertas as áreas de maior demanda pelos exames. Mas o objetivo é, em breve, ampliar o alcance para todo o Estado.
Os casos pelos quais é necessária a avaliação são os seguintes: 1ª Habilitação (Exame Médico e Avaliação Psicológica); renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – nesse caso, exame médico; realizar mudança ou adição de Categoria da CNH – também apenas exame médico; quando o candidato pretende realizar atividade remunerada ao volante (exame psicológico);
Periodicidade
Via de regra, a cada cinco anos, os condutores necessitam passar pelo processo de exame Médico e/ou avaliação psicológica. Este prazo cai para três anos quando o condutor tem mais de 65 anos. O médico ou psicólogo perito pode, caso julgue necessário, diminuir o tempo de validade dos exames. As informações são da assessoria.


