Pesquisa traz Petrolina entre as 50 melhores cidades do país para se morar

por Carlos Britto // 10 de março de 2023 às 14:16

Foto: Emerson Leite/divulgação arquivo

Depois de alcançar recentemente o status de terceira maior cidade de Pernambuco, Petrolina agora aparece em uma pesquisa nacional entre as 50 melhores cidades do país para se morar. A responsável pelo levantamento é a Macroplan – entidade especializada em cenários prospectivos e administração estratégica.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), estudo promovido pela Macroplan, conclui que a qualidade da vida urbana no Brasil é influenciada por quatro fatores principais: educação, segurança, saneamento e saúde.

No IDGM, Petrolina aparece na 48ª posição e é cidade do Nordeste mais bem colocada no levantamento. Na primeira posição ficou Maringá (PR). Todos os detalhes da pesquisa podem ser acessados no link.

Pesquisa traz Petrolina entre as 50 melhores cidades do país para se morar

  1. Pedro santos disse:

    O Brasil todo é um bom lugar para viver. Tirando lula é seus eleitores fica uma maravilha.

  2. Defensor da liberdade disse:

    Passagem de 5 reais, desemprego, impostos absurdos, esgotos estourados por todo lado, ruas recém asfaltadas esburacadas, quero nem saber como são as piores…

  3. Uildembergue disse:

    Não entendo essas pesquisas, mais de 70% da população de Petrolina vive de salário mínimo, numa cidade de custo de elevado.

  4. Lula Salvação Nacional disse:

    Que Bairro Orla, se for é maravilhoso.

  5. Zediguedys disse:

    Petrolina é uma cidade dita “progressista”, porém em relação aos itens elencados que classificam a cidade é de clareza cristalina que Petrolina não se destaca em nenhum.

  6. Jucineide disse:

    Tirando a falta de saneamento básico que é um verdadeiro descaso,e tbm na área da Saúde, sem falar que os bairros estão totalmente abandonados pelos poderes, agora na parte do centro e a orla realmente cidade maravilhosa

  7. Zoroastro Santos Cedro disse:

    Com faltas d’água constantes, ou sem faltas d’água?

  8. José Pedro Quirino disse:

    Eu fico imaginando como a Marcoplan fez este levantamento. Com certeza foi só na orla da cidade. Outra coisa é a saúde. Estou na fila para um ortopedista há mais de mês e sem previsão. A cidade não tem um hospital estadual, nem municipal. Este método deve levar em conta o poder econômico apenas da classe A.

  9. Paulo disse:

    Parabéns petrolina!
    Sempre fico imaginando como é realizado essa pesquisa pela macroplan, Petrolina sempre foi uma cidade com crescimento e desenvolvimento em expansão, não tenho dúvida, o critério usado foi: Educacão,segurança, saneamento e saúde, concordo com a educação, isso no setor privado, algumas escolas do Estado e no ensino superior público, segurança também é aceitável, agora saneamento e saúde que me perdoe os pesquisadores, uma cidade onde por onde anda tem esgoto jorrando e podre, do centro a periferia, não perdoa ninguém, se tem esgoto na rua onde crianças pisam,carros passam por cima e leva para dentro das garagens, insetos a perder de vista nas casas incomodando os moradores, podemos afirmar que as consequências na saúde vem em um futuro próximo, quando você precisa de um atendimento em algum hospital ou UPA da vida não consegue, então onde está a condição de melhor cidade? Acredito que seja para uma minoria abastada…será que só essas pessoas foram ouvidas?
    J

  10. Esperto disse:

    Um incentivo para migração. Esgotos a céu aberto, ruas esburacadas, periferia entregue as baratas, saúde precária e segurança deficiente. A cidade incha e o poder público não acompanha as demandas necessárias.

  11. Jair Lima disse:

    Não sei se Petrolina está entre as 50 melhores para se morar. Essas empresas de pesquisas, quando bem pagas, publicam até a verdade. A questão é “quem paga mais”. Mas independente da pesquisa, nossa cidade é muito boa para se viver. Infelizmente temos pontos negativos como os impostos do munícipio e do Estado. IPTU, ISS, IPVA, ICMS… nos coloca em desvantagem em relação a maioria das médias cidades do Brasil, inclusive do Nordeste. Junte-se a isso os preços praticados pela iniciativa privada em todos os setores. Aqui tudo é mais caro em mais de 30% em relação a outras praças municipais. A educação cívica da população está em um nível melhor em relação à média do Brasil, mas isso não é algo a se comemorar. Se comparado com a região Sul, estamos muitos degraus abaixo. Temos muito a melhorar nesse quesito. Mas, mesmo com todos esses reveses, Petrolina é destaque no cenário nacional. Está entre as 50 talvez seja exagero. Porém, mesmo os críticos mais vorazes, sabem que Petrolina é a cidade da prosperidade. 99% dos que vieram tiveram suas vidas melhoradas. E que continue assim. Deus abençoe esta cidade.

  12. Antônio barbosa disse:

    se está entre as 50, imagine o restante pai; meio mundo de rua na periferia sem asfaltar, e o centro da cidade maquiado e eles iludidos com melhor cidade

  13. Jailton João da Silva disse:

    Petrolina, de fato, não é um rio de leite, longe disso, mas grande parte das pessoas que só vêem problemas aqui, nunca pararam para observar as outras cidades, Petrolina está localizada no sertão, no Nordeste do Brasil, que ainda é um país de terceiro mundo… Não esperem ver uma Dubai no Brasil. Visitem as periferias de Salvador, Rio de Janeiro, Diadema, Recife e tantas outras, para ver se é são essa maravilha toda.

  14. Eu disse:

    Sério? Petrolina? Sério mesmo? Ahhh, isso não é verdade? Agora, pra quem tem monetária sobrando toda cidade pode ser maravilhosa.

  15. Aldair Cavalcante disse:

    Qual a cidade ou capital do Brasil que não tem problemas estruturais, inclusive as que receberam verbas para a copa e olimpíadas a serem investidos em estádios, obras de mobilidade urbana, aeroportos e em segurança. O restante seria investido em desenvolvimento turístico, portos e telecomunicações. Aonde foram parar estes investimento? e como se encontram estas magníficas cidades?
    Petrolina cresceu exponencialmente depois do fluxo de pessoas com a construção da barragem de Sobradinho nos anos 70 e implantação dos projetos irrigados nos anos 80 e administrações sucessivas com sucesso na prefeitura pela família Coelho a partir da década de 60, pois até então era uma cidade doente que era administrada por médicos (realidade ainda de muitas cidades).
    Petrolina tem suas mazelas como tantas outras cidades do Brasil, mas com certeza é uma cidade bem melhor para se viver que muitas outras do nordeste e deste imenso Brasil.
    Fincada no sertão nordestino é a sua maior cidade, e a quinta maior do interior nordestino.
    Problemas estruturais não deixarão de existir pelo seu próprio tamanho.

  16. Jose oliveira disse:

    Quem faz criticas a Petrolina e um jumento batizado, idiota so encherga a ponta do nariz.
    Ver a situação de outras cidades principalmente as capitais.
    Petrolina no sertao pernambucano e um orgulho nacional

  17. Gercilio disse:

    Não conheço Petrolina, mas se essa pesquisa for verdadeira, então, estamos é ferrados, imaginem o que nós resta. Um abraço aos petrolinenses (não sei se é assim) e a todos Pernambucanos.

  18. LULA o MAIOR disse:

    Aos Críticos de Petrolina, Pq Não vão MorAr em JUAZEIRO,
    OU NÃO VÃO PRA UMA CAPITAL, JA QUE EM PETROLINA É RUIIM 🤡🤡🤡🤡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários