A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou neste domingo (22) mais 472 novos casos do novo coronavírus (Covid-19). Entre os confirmados, 10 (10%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 462 (90%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 175.730 infectados da doença, sendo 27.748 graves e 147.982 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Além disso, o boletim registra um total de 156.164 pacientes recuperados da doença. Destes, 17.770 eram graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 138.394 casos leves. Também foram confirmados laboratorialmente 3 novos óbitos (2 masculinos e 1 feminino), registrados na sexta-feira (20). As novas mortes são de residentes nos municípios de Salgueiro (1) e Santa Terezinha (2).
Os pacientes tinham idades entre 72 e 90 anos. As faixas etárias são: 70 a 79 (1) e 80 ou mais (2). Do total, dois apresentavam comorbidades pré-existentes: doença cardiovascular (2), diabetes (1), obesidade (1), doença respiratória (1), doença respiratória (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade.
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora 22.784 casos foram confirmados e 40.256 descartados em todo o Estado. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.


