A multinacional israelense Netafim, que atua no segmento de tecnologia em irrigação, vai investir R$ 10 milhões na implantação de uma fábrica no município de Cabo de Santo Agostinho. Segundo o diretor de operações da Netafim, Leonardo Avelar, o crescimento do Nordeste e a localização geográfica de Pernambuco foram determinantes para a escolha do Estado. “O Nordeste corresponde a 50% do nosso mercado. Além disso, a nova unidade atenderá a demanda de crescimento da irrigação da Região”, disse. “É uma localização estratégica para nosso negócio, principalmente devido ao Porto de Suape, que traz proximidade ao mundo e reduz nosso tempo no porto”, acrescentou o presidente da Netafim Brasil, Daniel Neves.
Os detalhes foram acertados durante encontro, ontem, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, com o CEO Igal Aisenberg, na sede da empresa em Israel. O ministro Bezerra Coelho está em Israel com objetivo de trocar experiências no campo da irrigação e da infraestrutura hídrica. Em breve, o Governo Federal vai anunciar um amplo programa que visa implantar 200 mil hectares de perímetros irrigados no semiárido brasileiro.
O terreno tem 15 mil metros quadrados, sendo 3,6 mil de área construída. De acordo com Avelar, as obras de terraplanagem já iniciaram e devem terminar em 30 dias. Em seguida, a construção da fábrica, que contempla áreas de produção e armazenamento, terá duração de aproximadamente seis meses, para atender a expectativa de começar a operação em junho de 2012.
A Netafim tem atuação no setor agrícola, atendendo principalmente o segmento da fruticultura, como plantis de cana-de-açúcar e laranja. “Produziremos tubos gotejadores e microaspersores. O sistema funciona de forma que a água é levada até a planta, sem desperdício. É o que chamamos de uso responsável da água”. Segundo o diretor de operações, o Estado contempla, ainda, positivos incentivos fiscais (Programa para o Desenvolvimento de Pernambuco, o Prodepe). “A implantação da transposição do rio São Francisco e de canais adutores também serão bastante úteis para o trabalho que vamos desenvolver”, completou. (Da Folha de PE)



É uma vergonha. Essa empresa deveria ser instalada em Petrolina. A irrigação tem tudo a ver com nossa região. O Estado deveria exigir que a empresa viesse para nossa cidade e não para Suape. Isso mostra o quanto Eduardo Campos tem compromisso com a Capital do São Francisco. O pior é saber que o ministro FBC é petrolinense e nem se mexeu para trazer para cá a indústria. Mais uma vez seremos apenas consumidor do que é produzido no litoral do Estado. Isso é uma vergonha.
Uma empresa de irrigação no litoral onde chove toda semana? ” Pernambuco ” historicamente zomba do Sertão.
1-Só existe agricultura irrigada em Petrolina?
“Em breve, o Governo Federal vai anunciar um amplo programa que visa implantar 200 mil hectares de perímetros irrigados no semiárido brasileiro.”
2-O estado deve exigir onde uma empresa privada de se instalar? Se você fosse dono de uma empresa deixaria alguém de fora decidir onde você instalaria sua empresa?
3-Quais os incentivos e atrativos (falo de infraestrutura para escoamento da produção) que a cidade oferece ou está disposta a oferecer?
4-Finalizando:
“O Nordeste corresponde a 50% do nosso mercado. Além disso, a nova unidade atenderá a demanda de crescimento da irrigação da Região”, disse. “É uma localização estratégica para nosso negócio, principalmente devido ao Porto de Suape, que traz proximidade ao mundo e reduz nosso tempo no porto”,
5-Petrolina poderia atrair uma fabrica de lenços….dado o chororô de alguns
Para bom entendedor……
Nunca mais eu voto em eduardo
tamos cansado de tudo ir para suape e nada para o sertão.