Pernambuco pretende vacinar mais de 1,2 mi de cães e gatos contra a Raiva

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2011 às 06:00

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa neste sábado (26) da Campanha Nacional de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina. A expectativa é de imunizar, em Pernambuco, cerca de 850 mil cães e 372 mil gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de animais. Em todo o Estado, serão 4.785 postos disponíveis para a população.

A vacinação é gratuita e deve ser feita em cães e gatos a partir de 3 meses de idade. O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no Estado. Em 2010, foram quatro casos (todas caninos), enquanto que em 2011 foi registrada uma ocorrência (também canina).

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A vacinação desses animais se faz necessária para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS em todo estado, gratuitamente.

Pernambuco pretende vacinar mais de 1,2 mi de cães e gatos contra a Raiva

  1. Gabriela disse:

    Seria interessante Carlos Britto se depois vc pudesse publicar os pontos em que podemos levar nossos cães e gatos para sem vacinados em Petrolina.
    Agradeço desde já!

  2. cidadão disse:

    Tava mais que na hora, será que o Municipio de Lagoa grande vai vacinar os nossos cães e gatos? porque o ano passado não teve vacinação, Nós Lagoagrandense esperamos que a gestão atual não só faça um faz de conta . ESTAMOS DE OLHO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários