Pernambuco deve adotar novos protocolos em investigações policiais

por Carlos Britto // 28 de novembro de 2025 às 14:30

Foto: SDS-PE/divulgação

A Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, no Agreste, determinou que o Estado de Pernambuco passe a adotar novos procedimentos nas investigações de mortes e lesões graves que aconteçam durante ações policiais. A decisão atende a um pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e tem, segundo o órgão, o objetivo de deixar essas apurações mais claras, organizadas e confiáveis.

Pela decisão, o Estado, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica, tem 15 dias para apresentar documentos mostrando como vai colocar as medidas em prática.

Entre as orientações da Justiça está a necessidade de preservar e isolar o local onde acontecerem mortes ou ferimentos graves, garantindo que as provas não sejam alteradas. Também ficou determinado que as armas usadas por policiais envolvidos nos casos devem ser recolhidas para passar por perícia.

A decisão ainda pede que, quando for preciso garantir ainda mais imparcialidade, a investigação seja conduzida por autoridades de outras regiões. Além disso, operações planejadas devem contar com ambulância e equipe de saúde de prontidão, e testemunhas e familiares das vítimas precisam ser ouvidos durante os inquéritos. (Fonte: g1 Pernambuco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários