Pernambucano de 18 anos conquista nota mil na redação do Enem

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2026 às 20:00

Foto: Reprodução

O pernambucano Caio Silva Braga, de 18 anos, levou um susto ao descobrir que conquistou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele conta que realizou a prova sem grandes expectativas e não imaginava alcançar o resultado máximo.

Em 2025, o tema da redação foi ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’. “Quando você olha e vê um mil, é muito esquisito. Fiquei muito feliz, não tinha muita expectativa”, afirmou. Segundo Caio, o tema o surpreendeu positivamente. “Geralmente a gente vê nos temas a ideia de ‘desafio’. ‘Perspectivas’ não era o que eu estava esperando. Fui ler o texto de apoio e gostei bastante”, completou.

O estudante explica que costuma iniciar as provas pela redação e dedica cerca de dez minutos ao planejamento do texto, antes mesmo de começar o rascunho. Na introdução, Caio abordou a visão dos povos originários sobre o envelhecimento, citando o escritor indígena Daniel Munduruku. “No segundo parágrafo, eu trouxe uma visão histórica, falando da desvirtuação do envelhecimento pela elite, como na Lei dos Sexagenários, que não permitia que pessoas escravizadas chegassem à velhice. Falei do envelhecimento como privilégio”, explicou.

Referência

No desenvolvimento do texto, Caio também fez referência ao filme “Vitória” (2025), estrelado por Fernanda Montenegro e dirigido por Andrucha Waddington e Breno Silveira. A obra retrata a história de Joana Zeferino da Paz, que viveu sob anonimato no programa de proteção a testemunhas, registrando com uma câmera a atuação de uma quadrilha na comunidade da Ladeira dos Tabajaras, no Rio de Janeiro.

O filme coloca o idoso numa perspectiva de protagonismo, de atitude e autonomia. Tentei apresentar diferentes visões sobre o envelhecimento no Brasil ao longo do tempo”, afirmou. Apesar da conquista, Caio garante que pretende continuar seus estudos na UFPE. Aos estudantes que ainda se preparam para o Enem e sonham com o ingresso na universidade, ele deixa um conselho: cuidar da saúde mental deve ser prioridade durante a preparação. (Fonte: Diario/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários