Pela primeira vez em seus 76 anos de existência, a Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) passa a ser presidida por uma mulher: a juíza Ana Veras. Também foram empossados como 1º vice-presidente o juiz Lucas Coutinho e como 2ª vice-presidente a juíza Mirna dos Anjos. A solenidade de posse da Diretoria Executiva e dos Conselhos da entidade foi realizada na noite de sexta-feira (6), no auditório da Escola Judicial (Esmape), no Recife, reunindo autoridades do Judiciário pernambucano, representantes de entidades da magistratura nacional, associados, familiares e convidados.
“Mais do que uma entidade representativa, a Amepe tem sido espaço permanente de diálogo institucional e de compromisso com a Justiça e a cidadania. A eleição desta nova Diretoria, com a maior votação já conferida a uma chapa única, representa, antes de tudo, um voto coletivo de confiança”, afirmou Ana Veras em seu discurso de posse.
A magistrada destacou ainda que sua eleição representa um marco institucional para a magistratura pernambucana. “Simboliza o reconhecimento da trajetória, da competência e da dedicação de tantas magistradas que contribuíram para o fortalecimento da Associação e do Judiciário. Reafirma que as mulheres têm voz e protagonismo nos espaços de decisão e que a Amepe é uma instituição cada vez mais plural e democrática”, pontuou.
A solenidade também foi marcada por momentos de emoção. A advogada e poetisa Mariana Teles declamou um cordel dedicado à magistrada. Ana Veras recebeu flores das juízas Conceição Godoi, Luciana Marinho e Roberta Viana, em nome das associadas, e também do esposo Augusto e das filhas Beatriz e Luísa.
O presidente do TJPE, desembargador Francisco Bandeira de Melo, parabenizou a nova Diretoria da Amepe, destacando também o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo. “Fico muito feliz em participar deste momento, ao final de uma gestão de três anos da gestão do juiz Leonardo Asfora, que acompanhei de perto, primeiro como diretor da Esmape e, depois, como corregedor-geral da Justiça. Agradeço à Amepe pelo diálogo, no qual sempre acreditei, não apenas o diálogo em si, mas também o contraditório. Há uma circunstância muito positiva que marca as sucessivas gestões exitosas da Amepe: ao olhar para a sua Diretoria, vemos, do ponto de vista administrativo e da prestação jurisdicional, magistrados e magistradas de excelência, como a presidente Ana Veras e os vice-presidentes Lucas Coutinho e Mirna dos Anjos”, destacou.
Elogios
Em seu último discurso como presidente, Leonardo Asfora agradeceu à diretoria, aos colaboradores da Amepe e às lideranças do TJPE pelo diálogo institucional construído ao longo de sua gestão. “Também agradeço a todos os associados e associadas, verdadeira razão da nossa existência. Ao longo dessa caminhada ficou claro que nenhuma conquista é individual. Tudo é edificado a muitas mãos. Esse é o verdadeiro espírito do associativismo”.
Sobre Ana Veras, Asfora afirmou que sua “trajetória e postura institucional revelam as qualidades de uma líder comprometida com o coletivo e movida por profundo senso de responsabilidade pública”.


