Aos 26 anos, o advogado Pedro Fillipe (PSL) chega pela primeira vez à Casa Plínio Amorim respaldado por 1.913 votos que obteve nas eleições municipais do dia 07 de outubro. Será o mais jovem da próxima legislatura, a partir de 2013. Sobrinho do vereador reeleito Ibamar Fernandes (PRTB), ele acabou contrariando os prognósticos mais céticos, que apontavam o sucesso nas urnas de apenas um dos integrantes da família – ou de nenhum dos dois.
Ressaltando que a vontade de ingressar na vida pública vem de cedo, desde os seis anos, por influência também da avó, no pequeno município de Petrolândia (PE), Sertão de Itaparica. Tanto é que focou curso de Direito na área política. Em 2012, finalmente viu a chance de por em prática o seu projeto. Mas o novo vereador de Petrolina deixa claro não ter havido acordos entre ele o tio Ibamar. “Procurei ir atrás dos meus votos, e ele atrás dos dele, de forma pacífica”, garantiu, acrescentando que a maior parte de sua família respaldou o tio reeleito. “A família Fernandes não ‘rachou’. O apoio que Pedro Fillipe teve foi só o do meu pai, que pedia votos para mim, e o da minha mãe, que era a organizadora e articuladora da campanha, além dos amigos”, afirmou.
Pedro fixou sua base eleitoral no bairro Areia Branca, onde cresceu e se criou, o que só aumentou os rumores de que dificilmente alcançaria êxito, já que o tio Ibamar também tem raízes por lá. Deu certo. Mas a votação de Pedro não ficou restrita apenas ao bairro. Outras comunidades – a exemplo do José e Maria, João de Deus, Dom Avelar e Idalino Bezerra – e também em assentamentos da zona rural lhe deram um votação expressiva.
Apesar do resultado que surpreendeu muita gente, o novo vereador viu com naturalidade o fato dele e do tio fazerem parte da próxima legislatura. “Como ele (Ibamar) mesmo disse, há um ano, o sol nasce para todos. Eu confiava muito em mim, nunca baixei a cabeça. Meu eleitorado é totalmente diferente do dele, é mais focado na juventude. Ele já tem o seu reduto, e além disso tem os serviços prestados a Petrolina”, avaliou.
Fiel opositor
A surpresa, de fato, para Pedro, aconteceu na eleição majoritária, com a derrota de mais 18 mil votos do candidato Fernando Filho (PSB) para o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que se reelegeu. Segundo ele, o socialista contava com uma forte coalização de partidos, além do apoio do governador Eduardo Campos e do ministro Fernando Bezerra, pai do candidato.
A partir de 2013, o cenário continuará o mesmo, com Lóssio no Executivo tendo minoria no Legislativo. Sobre o assunto, o novo vereador argumenta que se manterá fiel ao grupo de FBC, na oposição ao prefeito reeleito. “Sou da linha de Fernando Bezerra Coelho, e não saio dessa linha. Marcharei ao lado do povo de Petrolina. Se o projeto que vier do prefeito for para beneficiar a população, terá meu apoio. Caso contrário, serei contra”. Por falar em projetos, o desafio que terá, no seu mandato, é investir em iniciativas que promovam a capacitação e ofertas de trabalho aos jovens. Pedro disse ainda que tentará viabilizar na cidade um Conselho Nacional da Juventude (Conjunve), que discute ações de combate às drogas entre esse público.



Ser oposição é normal, mas é bom que o boyzinho ai, não se atenha muito a apenas se opor a tudo que vem do executivo para não acontecer com ele o que já aconteceu a todo vereadores que seguiram essa linha no passado e agora no presente. De se opor a tudo que venha do prefeito só pq é oposição. Pois historicamente fica apenas em um mandato e mal falado. Isso é histórico em Petrolina.
osinaldo tb foi da oposicao. perdeu nao ganhou cuidado vc tb pode perder na proxima vc tem q lutar pela populacao e nao fazer a vontade do seu partido. e deixa o povo na mao ok
Se vocês não sabem, posso assegurar que certamente a máquina da CODEVASF, \ influenciou e muito na sua eleição. S
Parabéns Pedro Fillipe! Agora é hora de trabalhar, escuta essa “politicagem” aí não. Esses comentários não são nada construtivos. Boa sorte!
É apenas um conselho de quem de quem acompanha a politica de Petrolina ha mais de 40 anos. Mas não é obrigado ele escutar, se ele quiser pode seguir o seu conselho de de não ouvi ninguém, só você. Cada cabeça é um mundo.
quer dizer q trabalhar para o povo nao é nada construtivo. nao é diego vejo q vc entende d e politica ou nao sabe de nada .
ele é muito boyzinho!!! é um gato!!! espero que ele trabalhe por nós!!!!
hum hum hum
O que mais se via na campanha desse moço foi ataque ao meio ambiente, com o som do carro fazendo barulho e muita cachaça. Se a juventude seguir o seu caminho de barulho e cana, certamente o futuro da juventude vai ao abismo.
Qual a campanha que não houver comemoração com bebida e som alto ?!
Lembra de chamar mais aprovados da guarda municipal e agente de transito!!!
Nenhum vereador é obrigado a ser cabresto de Julio Lossio… Se o projeto for favorável para população tudo bem em analisar a votação. Caso contrario, tem que ser contra Lossio sim.
aí,aí aí pedro fillippe é bom demais, parabens, matou muita gente de invejaaaaaaa
acho que estas pessoas que defendem julio lossio deveriam abrir os olhos e ver que em quatro anos este homem ñ fez nada ,a unica coisa que fez foi tirar a verba que veio do governo pra o povo que sofria na seca e fazer o belo são joão que o povo tanto fala.muitos votaram penssando no proximo,em quanto uns sofre outros ri.isso é lamentavel.
ate rosalvo se usasse a compra de voto com pulseirinha tinha ganhado. por o povo er burro!!!!