Pedagoga de Petrolina vence câncer e lança livro de alerta

por Carlos Britto // 20 de outubro de 2023 às 20:32

Foto: Blog Carlos Britto

Depois de ser diagnosticada e fazer todo o tratamento contra um câncer de útero, Naiara Souza, pedagoga de Petrolina, escreveu um livro para ajudar mulheres e outras pessoas que estão na luta contra o câncer.

Ela descobriu a doença em maio de 2022 e fez uma cirurgia em junho, aos 33 anos. Depois de um tempo, Naiara foi encaminhada ao Recife para fazer todo o tratamento de quimio e radioterapia, além de outros procedimentos. Ela contou a este Blog porque decidiu escrever o livro ‘Força e Fé’.

Eu decidi escrever para ajudar outras pessoas que estão passando por esse problema, melhorar a autoestima delas e ajudá-las a vencer essa doença. Muitas pessoas, ao descobrir o câncer, entram em depressão, deixam de se alimentar e essa doença só quer isso. Então, esse livro trata da descoberta do câncer até o final do tratamento, além da convivência com a família, com os médicos e com outras pessoas oncológicas numa casa de apoio no Recife. Eu escrevia todo dia, ao longo do tratamento”, explicou.

Diagnóstico

Naiara disse que, antes do diagnóstico, nunca sentiu nada e que fazia preventivo todos os anos. “Eu não sentia nada, todos os anos sempre fiz preventivo. Eu digo às mulheres e aos homens que se cuidem, façam exames de rotina. Eu sempre fiz e, de um ano para o outro, já deu diagnóstico de câncer. Se cuidem, vão ao médico, façam exames de rotina porque é muito importante”, alertou, ressaltando que a fé foi essencial: “eu sou uma mulher de fé e sabia que Deus estava agindo, ele nunca me desamparou”.

Livro

Após lançar o livro em formato digital na Amazon (confira aqui), Naiara está em busca de patrocínio para fazer 100 exemplares e doar para o Hospital Dom Tomás, referência em tratamento oncológico em Petrolina. “O livro não foi feito para ganhar dinheiro, e sim para ajudar outras pessoas. Agora, estou em busca de patrocínio para fazer 100 exemplares físicos e doar para o Hospital Dom Tomás. Só quem sabe realmente quão importante é esse hospital para a região, é quem passa por um processo desse”, destacou.

Com esse livro surgiu também o projeto ‘Lenço na Boneca’, de uma amiga minha, Eliane Lima, que produz bonecas, lenços e outros objetos”, contou Naiara. As bonecas produzidas pelo projeto são carecas, em alusão a muitas mulheres que estão em tratamento contra o câncer. O objetivo é devolver a autoestima às pacientes.

Quem quiser ajudar Naiara Souza a produzir os 100 livros para doação, basta entrar em contato pelo telefone: (87) 98157-3564 (também é WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.