PE registra menor índice de mortes violentas dos últimos 11 anos

por Carlos Britto // 14 de maio de 2024 às 06:40

Foto: Ascom

Na mais recente reunião do Programa ‘Juntos pela Segurança’, a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, analisaram os dados da segurança pública de Pernambuco. Realizado na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o monitoramento revelou um marco positivo para o mês de abril. Na Diretoria Integrada do Interior (Dinter) 1, composta por 109 municípios, as ocorrências de mortes violentas intencionais (MVI) atingiram o menor índice dos últimos 11 anos. Abril de 2024 registrou 99 casos de MVI, o melhor resultado desde 2013, quando houve 96 registros. “Estamos acompanhando semanalmente as ações do Juntos pela Segurança. Reunimos representantes de diferentes poderes para que possam participar do monitoramento que o Governo de Pernambuco tem feito dos dados da segurança pública. É trabalhando de maneira integrada e com transparência que mantemos o Estado mais seguro e um lugar melhor para se viver”, destacou Raquel Lyra.

A Dinter 1 abrange municípios do Agreste, como Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, e também da Zona da Mata, como Goiana, Vitória de Santo Antão, Palmares e Nazaré da Mata. “Na reunião de hoje tratamos sobre ações integradas a serem realizadas no interior do Estado, levando os números de criminalidade para uma maior compreensão daqueles que atuam com o processo criminal, como os juízes, promotores e defensores. Com isso, teremos uma melhor prestação de serviço, levando mais segurança a toda a sociedade”, comentou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Além de membros do governo do Estado, a reunião contou com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário. “Tivemos uma reunião extremamente significativa. É fundamental o comando da governadora Raquel Lyra na perspectiva de reduzir a violência no Estado. É preciso investir em políticas públicas que possam melhorar a saúde, a educação, o saneamento, a cultura, o esporte e o lazer, para que a gente possa diminuir a criminalidade”, afirmou o deputado estadual João Paulo.

Participaram da reunião o deputado estadual Joel da Harpa, os secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Joana Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Mariana Melo (Mulher) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação). Também estiveram presentes Marcos Carvalho (procurador-geral de justiça); Henrique Seixas (defensor público-geral); Mauro Alencar (representante do TJPE); Luciano Alves, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Renato Rocha (delegado-geral da Polícia Civil); e Ivanildo Torres (comandante geral da Polícia Militar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários