PE amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

por Carlos Britto // 07 de janeiro de 2026 às 16:00

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a ampliação do período de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens com idades entre 15 e 19 anos, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo alcançar quem ainda não recebeu o imunizante e aumentar a cobertura vacinal no Estado. Atualmente, Pernambuco registra cobertura de 76,88% entre o público feminino e 63,81% entre o masculino. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Com a ampliação do prazo, a expectativa é reforçar o chamado resgate vacinal e ampliar a proteção individual e coletiva contra o vírus.

As ações de vacinação para essa faixa etária devem ser realizadas pelos municípios ao longo de todo o primeiro semestre deste ano. A vacina contra o HPV é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer associados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. Antes da ampliação, o prazo para vacinação dos não imunizados estava previsto para encerrar em dezembro de 2025.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização de Pernambuco, Jéssica Mendes, a orientação também reforça a importância das ações de vacinação fora das unidades de saúde. “A recomendação destaca a necessidade de atividades extramuros, ampliando o acesso ao imunizante em locais como escolas, universidades e espaços de grande circulação, a exemplo de shoppings. É fundamental que os jovens que não se vacinaram no período adequado procurem os pontos de vacinação e se protejam”, afirmou.

Como parte do Calendário Nacional de Vacinação, a vacina contra o HPV é oferecida regularmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em esquema de dose única. Em Pernambuco, o imunizante também integra a estratégia estadual de Vacinação nas Escolas, fruto da parceria entre a SES-PE e a Secretaria de Educação (SEE-PE). Durante o ano letivo de 2025, foram aplicadas 10.686 doses da vacina contra o HPV em escolas da rede estadual. Nessas ações, também são disponibilizados outros imunizantes previstos no calendário básico, como vacinas contra Covid-19, tríplice viral, influenza, febre amarela, tétano e hepatite B. (Fonte: Diário de Pernambuco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários