PCPE desmonta esquema de fraudes eletrônicas no Sertão e prende 5 suspeitos

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2026 às 13:28

Foto: Ascom PCPE/divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DIOPI/Senasp deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a 2ª Operação de Repressão Qualificada deste ano denominada ‘Network’. A ação é vinculada à Diretoria Integrada do Interior (Dinter) II e é presidida pela delegada Camila Nogueira, titular da 24ª Delegacia Seccional (DESEC) de Araripina (Sertão do Araripe).

As investigações tiveram início em agosto de 2023 e tiveram como objetivo identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de lavagem de dinheiro, falsa identidade e estelionato qualificado por meio de fraude eletrônica.

Hoje estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de ordens judiciais para remoção (takedown) de 92 páginas fraudulentas, com suas respectivas desindexações em sites de busca. Todas as medidas foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Araripina.

Alvos

Todos os alvos atuavam em Pernambuco, mas estavam nas cidades Fortaleza, Itaitinga e Pacatuba (todas no Ceará).

Para a execução da operação, foram empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contaram ainda com o assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e com o apoio operacional da Polícia Civil do Estado do Ceará.

Na ocasião foram apreendidos 20 aparelhos celulares, 23 chips, uma CPU de computador, um notebook, além de 92 páginas fraudulentas derrubadas. Até o momento, a operação resultou na prisão de cinco pessoas e na realização de oito interrogatórios. As investigações seguem com a análise do material apreendido e a possibilidade de identificar a participação de outros envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários