A Polícia Civil da Bahia (PCBA) deflagrou na manhã de quinta-feira (29), por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), a primeira fase da Operação ‘Silêncio das Armas’. O objetivo foi eliminar mais de 30 toneladas de armamentos apreendidos em diversas áreas de Salvador, Região Metropolitana (RMS) e Interior do Estado.
Com ordem judicial, foram destruídas na base da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) aproximadamente 1.200 armas – entre pistolas, revólveres, fuzis e espingardas artesanais. O material eliminado por uma máquina rolo compressor foi apreendido em Salvador, Mata de São João, no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, além de Itamaraju e Teixeira de Freitas, no interior.
Do total das armas destruídas nesta primeira fase da operação, mais de 400 são pistolas e armas longas (entre estas, submetralhadoras). Os materiais apreendidos faziam parte de inquéritos policiais. Ações para a retirada de armamentos de circulação são realizadas de forma contínua, visando à preservação de vidas e a redução dos índices de violência.


