PCBA apresenta balanço parcial de 2025 ao governo do Estado

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2025 às 12:50

Foto: Milena Brito/Ascom PCBA

Avanços operacionais, resultados investigativos e melhorias estruturais marcaram a apresentação do balanço parcial de 2025 realizada pela Polícia Civil da Bahia (PCBA) ao governo do Estado, nesta segunda-feira (15), durante visita técnica no Complexo de Departamentos de Itapuã, em Salvador. Os dados foram detalhados pelo delegado-geral André Viana ao governador Jerônimo Rodrigues e ao vice-governador Geraldo Júnior.

Os números apresentados correspondem aos nove primeiros meses da atual gestão e refletem os quatro pilares estratégicos adotados pela instituição: capacitação, operação, elucidação e comunicação. Entre os destaques estão o aumento expressivo na recuperação de ativos, na produtividade investigativa, no cumprimento de mandados judiciais e na apreensão de armas de fogo.

Capacitação

No eixo da capacitação, a PCBA registrou um avanço significativo em relação ao mesmo período de 2024. Na área de inteligência de polícia judiciária, foram realizados 34 cursos, com 875 analistas capacitados. Já na formação voltada a procedimentos e técnicas para ações táticas, foram promovidos 101 cursos, capacitando 2.685 operadores.

Ao todo, 6.618 servidores participaram de atividades formativas, o que representa um aumento de 131,2%. O número de cursos ofertados cresceu 321,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Operações

No pilar operacional, foram alcançados 178 alvos relevantes, sendo 24 integrantes do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. Do total, 105 prisões ocorreram na Bahia, 28 no Rio de Janeiro, 14 em São Paulo, sete em Minas Gerais e 24 em outros estados, demonstrando a ampliação da atuação interestadual da PCBA.

Elucidação

Os indicadores de elucidação também apresentaram crescimento. Houve aumento de 16% no índice de esclarecimento de crimes em relação ao ano passado. No período, foram presas 18.676 pessoas, um avanço de 18,2%. Além disso, 56.753 inquéritos policiais foram remetidos ao Poder Judiciário, crescimento de 44,4%.

As equipes cumpriram 9.434 mandados de prisão, alta de 47,6%, e 2.334 mandados de busca e apreensão, aumento de 126,2%. Também foram apreendidas 3.096 armas de fogo, número 20,2% superior ao registrado no ano anterior.

Comunicação

Na área de comunicação institucional, a Polícia Civil lançou o Radar PCBA, podcast disponível em plataformas como Spotify, YouTube e canais institucionais. O setor respondeu a 20.326 demandas da imprensa, produziu 1.948 releases e intermediou 279 entrevistas.

Também foi criado um canal institucional no WhatsApp, que já conta com 3.310 seguidores, além de grupos exclusivos para divulgação de informações oficiais, que reúnem 1.024 jornalistas.

Perspectivas para 2026

Entre as ações previstas para 2026 estão o programa de requalificação e ampliação da rede física, com 45 unidades, a realização de concurso público para 750 policiais civis e a implantação da nova sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol).

O planejamento inclui ainda o fortalecimento das operações aéreas, com sede provisória, hangar e aeronave, a implantação do novo Complexo de Nazaré, a expansão do projeto Aqui Tem SAC, com seis novas unidades, além da criação de Núcleos Regionais de Ações (NRA) no Interior, núcleos correcionais vinculados às quatro Dirpins e sete células de operações, sendo cinco vinculadas às Dirpins.

Participaram da agenda a delegada-geral adjunta Márcia Pereira, o chefe de Gabinete, delegado Ivo Tourinho, o delegado de Operações do Gabinete do Delegado-Geral, Jorge Figueiredo, além de dirigentes de departamentos e coordenações da PCBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários