Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de segunda-feira (12), em Paulo Afonso (Norte da Bahia), suspeito de manter a companheira, de 53, em cárcere privado, além de praticar ameaça e violência psicológica contra ela. A prisão foi realizada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) do município.
De acordo com as investigações, a vítima, natural do Estado do Ceará, conheceu o investigado por meio de uma rede social e passou a viver com ele inicialmente em Delmiro Gouveia, em Alagoas, antes de se mudar para Paulo Afonso. No município baiano, ela era impedida de sair de casa sozinha, sofria vigilância constante e tinha o contato com familiares restringido. O homem também fazia ameaças de destruir seus pertences, caso ela tentasse deixá-lo, e a submetia a violência psicológica, afirmando que atentaria contra a própria vida se fosse abandonado.
Na segunda-feira, a vítima conseguiu sair da residência sob o pretexto de ir a um mercado e, já na rua, pediu ajuda para chegar a um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A partir disso, ela foi conduzida à DEAM de Paulo Afonso, onde formalizou a denúncia. Diante do fato, diligências foram realizadas pela Polícia Civil (PCBA), e o homem foi conduzido à unidade policial, onde foi preso em flagrante.
A equipe da DEAM acompanhou a retirada dos pertences pessoais da mulher da residência e encaminhou a vítima a um centro de referência para acolhimento e acompanhamento. A unidade policial solicitou medidas protetivas de urgência. O suspeito está preso à disposição do Poder Judiciário.


