Implantada para garantir a segurança nas unidades de ensino da rede estadual de Pernambuco, a Patrulha Escolar foi ampliada pelo governo do Estado – por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS). Realizado pela Polícia Militar (PMPE), o programa atua em parceria com a Secretaria de Educação SEE). Aproximadamente 1.400 PMs, com 93 viaturas, atendem as escolas estaduais, em dois lançamentos diários (manhã e tarde). Ao todo, são realizados diariamente 180 lançamentos de viaturas, que abrangem e cobrem o total de 898 escolas públicas, distribuídas por todo o Estado.
Desde 2024, o programa vem aumentando sua atuação com a ampliação dos lançamentos de PMs e viaturas nas escolas e adjacências. O aumento do efetivo chegou em 300%, em relação ao quantitativo de PMs atuando no Programa em 2023. Já o acréscimo nos lançamentos diários de viaturas chegou a aproximadamente 145% neste ano de 2025, em comparação com os anos anteriores. Em 2023, o total de policiais militares atuando na Patrulha Escolar era de 350 homens e mulheres da PMPE, contando com o lançamento diário de apenas 38 viaturas.
“Além da ação de presença, com o lançamento do efetivo para o policiamento nas escolas, a Patrulha Escolar foca na prevenção da violência dentro das unidades de ensino, através de ações sociais realizadas pelos policiais que integram o programa“, explica o capitão Emmanuel Umaitá, coordenador estadual da Patrulha Escolar/PMPE. O capitão detalha as ações preventivas que vêm sendo desenvolvidas com os alunos das escolas assistidas pelo programa. “Entre elas, o projeto Artes que Mudam, iniciativa que leva aulas de artes marciais, como taekwondo, para quatro escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR). E também aulas de judô para uma escola localizada no município de Itaquitinga. Além de aulas de música para uma escola estadual da cidade de Araçoiaba, na RMR“, pontua o coordenador.
Para incentivar e motivar os estudantes nas boas práticas, no mês de setembro de 2025 cinco alunos do projeto Artes que Mudam participaram de mais uma competição de taekwondo, dos quais quatro conquistaram medalhas – uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, respectivamente. Entre os medalhistas, o estudante Henry Alves de Santana, 14 anos, aluno da Escola de Referência Monsenhor Manoel Marques (EREF), localizado no bairro da Mangabeira, na capital pernambucana. Ele faz parte do Projeto Artes que Mudam e foi ouro no Taekwondo, competindo nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2025.
A Patrulha Escolar ainda desenvolve o projeto ‘A Escola é Nossa’, que leva práticas esportivas e música às unidades de ensino atendidas pelo programa, nos finais de semana, proporcionando lazer e cultura para a juventude e toda a comunidade inserida. As escolas contempladas pelo programa são aquelas indicadas pela Gerência Regional de Educação, da SEE/PE, com base nos índices relacionados à vulnerabilidade.
Linha direta
O efetivo da Patrulha Escolar atua baseado em um cartão programa que estabelece horários e rotas das rondas, bem como as escolas a serem atendidas pelas viaturas. Os gestores dessas escolas possuem uma linha direta, para se comunicarem com o efetivo Patrulha Escolar que cobre a área de suas escolas. Vale salientar que, embora seja um programa voltado para as escolas estaduais, havendo a necessidade de acionamento, uma ou mais viaturas poderão ser designadas para atender outras unidades educacionais, sejam escolas particulares e demais unidades de ensino, incluindo as faculdades.
Para acionamento de urgência, em caso de ocorrências em estabelecimentos educacionais não cadastrados no Programa, a orientação é ligar para 190, que designará uma viatura da Patrulha Escolar ou viatura mais próxima para atender ao chamado.


