Pastores protocolam ação junto ao MPF cobrando retirada do rio de esculturas de Iemanjá e do Nego d’água

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2015 às 18:05

Um grupo de pastores de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) cumpriu o que havia prometido em relação à nova polêmica envolvendo as esculturas de Iemanjá e do Nego d’água.

Eles protocolaram uma ação junto ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando a retirada dos dois símbolos das águas do Rio São Francisco – a Iemanjá, do lado de Petrolina, e o Nego d’água, do lado de Juazeiro.

Confiram abaixo a ação:

ação pastores esculturas

Pastores protocolam ação junto ao MPF cobrando retirada do rio de esculturas de Iemanjá e do Nego d’água

  1. marcos disse:

    Por que nao pedem na mesma açao a retirada da biblia proxima ao Marko, ou esquecem que vivemos num Estado Laico, bando de desocupados, vao procurar algo util para fazer, como ajudar o proximo,mas isso rendem votos e fama dos alienados, 2016 esta mesmo ai., fazendo a ressalva que nao sou adepto de quaisquer religiao, apenas fico indignado com estas aberraçoes, por isso nosso pais esta cheio de Eduardos Cunhas por ai.

    1. Jorge Anselmo A. Albuquerque disse:

      Eu gostaria de responder a alguns aí em cima, que não conhecem leis; que é um direito nosso adentrar no MP com qualquer petição de interesse coletivo ou não. A lei nos garante esse direito. Essa imagem está colocada em lugar impróprio, pois segunda a constituição federal e o código civil, leitos de rios interestaduais são áreas de domínios da União. Portanto, nenhuma prefeitura pode construir nada lá dentro. Essa imagem não representa nada, pois pelo que sei nenhuma religião assinou qualquer petição para a colocação da mesma no leito do rio. Portanto, não passa de uma estrutura de pedras, ferro e etc. ESSA IMAGEM NO RIO FERE TODAS AS LEIS AMBIENTAIS, E É UM ANTENTADO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO FEDERAL, pois foi afixada pela prefeitura de Petrolina em uma área que não pertence ao municipio( voces que falam mau de pastores, talvez não estudaram sobre isso). O MONUMENTO da Biblia está construído em uma área do municipio,( e representa mais da metade de toda a população mundial), portanto é legal. NÃO ESTAMOS DISCUTINDO NA PETIÇÃO QUESTÃO RELIGIOSA, MAS SOMENTE A LEGALIDADE DA LEI. Outrossim, tanto essa imagem, como outras devem ser colocadas em templos, terreiros de macumba, ou em localidades privadas. Pois o Rio São Francisco é de propriedade do povo brasileiro, assim com as rodovias federais e etc. Agora, gostaria de dizer aos que fizeram comentários idiotas acima, que façam uma petição, como nós fizemos e levem ao MPF, e digam lá que voces são devotos de iemanjá, e que portanto querem essa imagem lá no RIO. Talvez a #justiça# desconsidere o cumprimento das leis, e atenda a demanda de quem não sabe nem rezar um terço.( no caso alguns de voces). NÓS VAMOS ESPERAR PELO MPF, E CASO NÃO HAJA UMA SOLUÇÃO FAVORÁVEL À NOSSA PETIÇÃO, VAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA FEDERAL, E ENCAMINHAR O CASO PARA A OAB E CNJ. ( só para terminar- levem essa imagem para alguma chácara na estrada do rodeadouro- lá tem piscinas grandes)

  2. Rafael disse:

    Qual a razão para a retirada das estátuas? Até agora não vi nenhuma delas provocar qualquer tipo de prejuízo!

  3. Ateu disse:

    Vou protocolar uma ação para retirada das Biblias de todas as praças.

    1. João José dos Santos disse:

      Assino embaixo

  4. Dante Galvagni disse:

    Vão arrumar roupa pra lavar já que vocês não tem o que fazer.

  5. Antônio Carlos Gomes disse:

    Só faltava isso, imagens que não encomodam ninguém (só os de mentes poluídas), nem o curso do rio. Se a moda pega vão querer tirar o Cristo Redentor do Rio, Padre Cícero de Juazeiro, o Estado do Espírito Santo vai mudar de nome e mais um monte de Baboseiras. Rio São Francisco (eita será que vai mudar o nome do rio) tá precisando de ajuda e de muita ajuda, pastores entrem na luta pelo recuperação do rio e deixem de hipocrisia.

  6. Mãe Maria do Socorro - Babalorixá disse:

    Isso é preconceito religioso, passível de punição legal.
    Vou aproveitar o embalo e pedir a cobrança de imposto de renda sobre o dízimo exigido nas igrejas evangélicas, IPTU, vistoria do ministério do trabalho e da promotoria pública, por exploraçào psicológica e financeira de inocentes e ignorantes.

    1. João José dos Santos disse:

      Assino embaixo

    2. kelly disse:

      Olhe fechar a sua boca para fala mal dos evangélicos ok obg sabe pq vao tirar pq isso representa maçonaria os dois pq os maçonaria eles vão lar no rio e joga perfume agora fecha a sua boca para fala dos evangélicos vá lar na bíblia do católico vá em sabedoria 17 ok e leia todo

  7. PAULO R. disse:

    Exatamente! Vamos pedir a retirada imediata daquela bíblia perto do Makro! Por isso que nunca vou me permitir seguir pessoas assim… não dá mesmo!

  8. ni disse:

    7 de novembro de 2015 às 7:33
    isso é coisa de quem não tem o que fazer, pra ta se preocupando com isso, pq não pega uma pá e começa a limpa o rio , seus bando de desempregados e alienados

  9. Antonio carlos disse:

    Caro Jorge Anselmo,

    Respeitando seu ponto de vista, gostaria, no entanto, de que refletisse melhor, pois , outros pontos de vista , também , existem. Não seria melhor nossa preocupação com a qualidade de vida de nossa gente?
    Qual a sua posição com as tradições do povo?
    Sei que você e ribeirinho nato. Quantas vezes em rodas de crianças não comentaram histórias do nego d’Água?
    O conheço e sei de seu bom senso e caráter. Repense. Você tem coisas mais sublimes em pensar.

  10. Carlos Augusto disse:

    Não quero aqui comparar o valor das obras, mas eu acho que o que move esses “paxtôres” é o mesmo raicalismo do Estado Islâmico, com a destruição de ídolos antigos, na Síria e no Iraque.

  11. Zé Pedro disse:

    Que vergonha para nossas cidades….isso é um pensamento conservador, ignorante! Seremos piada nacional…

  12. miguel mayconn disse:

    Se fosse a escultura de um pastor segurando uma bíblia à beira do Rio, nunca que eles agiriam dessa forma, alguém duvida?

  13. Camila disse:

    Acho que o momento que estamos vivendo mostra claramente o que esses “Pastores” estão fazendo.O que vcs querem?Desde que nasci escuto varias historias sobre o Nego d`agua,são historias passadas de geração a geração que vcs querem apagar,nunca vi ninguém adorando aquelas imagens.O que vcs tem contra a fé das pessoas?Jesus veio ao mundo e nem Ele mesmo julgou o que é certo ou errado,e vcs quem são para tal coisa?
    Deus fala claramente na Bíblia que ñ se deve adorar imagens,todos sabemos disso,e cristão que é cristão ñ faz isso,mas tem naquela imagem lembranças de pessoas que viveram aqui na terra,que mudaram a historia da humanidade de alguma forma…pessoas que buscaram a santidade como Jesus mesmo falou:Buscai sedes santos como o Pai é Santo.
    Pq invés de vcs se ocuparem com isso ñ vão cuidar de levar a palavra de Deus com humildade e determinação.Mostrando para ao mundo que religiões e igrejas nenhuma salva ninguém,o que nos salva é a nossa maneira de viver e como vivemos.
    Faça do seu corpo um templo vivo de Deus!

  14. Pacato Cidadão disse:

    O pior, em tudo isso, não são os pastores – eles estão querendo apenas aparecer reliosa e politicamente para os seus alienados seguidores. O pior será se o MPF levar a sério essa representação. Quanto o Estado gasta no trâmite administrativo em caso desse? O MPF deveria era processar esses “servos do Senhor”, por instigar a comunidade evangélica contra o patrimônio cultural de nossa região.

  15. Raquel disse:

    Graças a Deus que vai tirar dava demorando né oh glória gente vcs saber pq vai tirar vá lar na bíblia dk católico leia sabedoria 17 ok

  16. Umberto disse:

    O Rio São Francisco está assoreado. Muitos de nossos jovens estão se destruindo na droga, na prostituição. Muitos pais não estão educando suficientemente os seus filhos para esse mundo devastador de hoje, a educação, que é a mola propulsora de desenvolvimento de um pais está degradada e os governantes pouco se incomodam com isso. A saúde está na banca rota e mais de 47.000 leitos hospitalares foram fechados, os corredores dos hospitais públicos estão cheios de macas, doentes morrem por falta de infraestrutura nos hospitais, até mesmo por falta de um respirador. O governo roubando pior do que aconteceu na derrama do ouro e esses bobos da corte se preocupando com a imagem de uma sereia e de uma figura folclórica como o nego d’água?
    Esses pastores de caprinos, ovinos etc. (porque de gente não o são!) mostram que tem cabeça vazia e eu costumo dizer que “em cabeça vazia o diabo faz moradia!”. Parece até que usam a cabeça somente para usar chapéu, separar as orelhas, carregar piolho e levar pontas…

  17. Rafael disse:

    É muita imbecilidade para uma gente só! Querem acabar até com o nosso folclore! Cadê que estes pastores vão limpar o lixo que cai no rio todos os dias?

  18. Jorge Anselmo A. Albuquerque disse:

    Mais uma vez; essa imagem está no leito do Rio- em uma área federal. Portanto, a Prefeitura de Petrolina não pode afixar, ou construir nada nessa área. A constituição e o Código Civil são claros quando dizem que leitos de rios interestaduais são pertencentes à UNIÃO. Municipios não pode intervir nessas áreas- Portanto, essa imagem alí no rio, constitui-se em crime ambiental e crime contra o patrimônio público federal.Alguns dizem que é iemanjá, outros dizem que é mãe d’agua, outros dizem que é um escultura; voces mesmos não sabem que imagem é essa. Seja o que for; está colocada em lugar impróprio. CUMPRA SE A LEI-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários