Parnamirim: Programa idealizado pela prefeitura estimula, de forma lúdica, hábito pela leitura

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2018 às 21:00

Foto: Ascom PMP/divulgação

Em Parnamirim (PE), no Sertão Central, a comunidade vem sendo surpreendida com a visita de alunos da rede municipal de ensino. Diariamente essa turminha se transforma em agentes leitores e ‘invadem’ as residências com leituras dinâmicas e lúdicas,  conferindo o selo de ‘Família Leitora’ àquela residência. A ação, entre outras, faz parte do Programa ‘Meu Texto na Rua’, que tem como principal objetivo estimular a parceria família/escola na prática da leitura.

Tive uma grande surpresa ao abrir a porta e me deparar com as crianças. Mais do que a leitura encheram minha casa de alegria. Espero que venham mais vezes. Assim como aprendi a lição, já estou selecionando uns livros para ler com meus netos”, conta Lúcia Gaia, uma das visitadas pelo programa.

Segundo a secretária municipal de Educação, Lourdes Carvalho, o programa foi implantado na última unidade didática do ano letivo em todas as escolas da rede municipal, já tendo visitado cerca de 500 famílias e desenvolvido diversas ações de leitura nos espaços públicos da cidade, tendo sua culminância nesta sexta-feira (30), nas ruas da cidade.

Ver a diversidade de  estratégias de leitura criada pelos professores, o empenho na realização das ações pelos tutores, a alegria dos alunos em transpor os muros das escolas e ir ao encontro de famílias, que na maioria das vezes nem tinham livros em casa. Saber que pudemos contemplar a zona urbana e a zona rural com esse programa é muito gratificante”, explica.

Foto: Ascom PMP/divulgação

O programa

O programa oferece espaços diferenciados e lúdicos contextualizados em temáticas pertinentes a cada modalidade de ensino com processo sistemático construído por ações pedagógicas em diferentes fases, com duração de 50 dias letivos que compõem a 4ª Unidade Didática. Lourdes Carvalho já garantiu a continuidade da iniciativa em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.