4ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos mobiliza distrito de Pinhões até domingo

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2011 às 19:35

De amanhã (26) até o próximo domingo (28), o distrito de Pinhões, na Bahia, será sede da 4ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos. O evento tem como objetivo proporcionar aos criadores e visitantes uma programação rica e diversificada, tendo como destaque, além da comercialização de animais, palestras e seminários.

Dentre as palestras oferecidas durante o evento, a da Pitiose – segundo os organizadores – tem uma importância considerável. Além de informar os riscos da doença, o veterinário da Univasf, Manuel Valente, dará dicas de como evitar e tratar esse mal que pode causar a morte do rebanho. A pitiose é uma doença granulomatosa que atinge equinos, caninos, bovinos, felinos e humanos e ocorre em áreas tropicais, subtropicais ou temperadas.

Outro assunto que fará parte da programação será a Portaria 304, ministrada pelo engenheiro agrônomo Eduardo Ferreira. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a portaria introduz modificações necessárias para alcançar avanços em termos higiênicos, sanitários e tecnológicos na distribuição e comercialização de carnes, visando principalmente à saúde do consumidor.

Além de palestras o evento também terá exposições de produtos direcionados à caprinovinocultura, concurso de animais, apresentações culturais, julgamentos de lotes uniformes e a permuta de reprodutores que possibilitará o melhoramento genético dos animais. A fiscalização sanitária ficará por conta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), responsável por cobrar os exames inerentes de cada espécie.

A Feira de Pinhões é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (Aprovic) e Associação de Desenvolvimento Comunitária de Pinhões (Adescopi). O evento também conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, Adab, Sebrae, Codevasf, Uneb, Univasf, ACCOSSF, IRPAA, STRJ, DNOCS, Mineração Caraíba e comércio local. (com informações/ Ascom PMJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…