O Sertão do Pajeú abrirá as portas, a partir desta quinta-feira (2), para receber a segunda edição do Festival ‘Sertão A Dentro’. Por meio de atividades educativas e culturais, o encontro promoverá um mergulho na celebração da identidade nordestina, reunindo memórias, vozes e caminhos de diferentes tempos da arte. A programação, que é inteiramente gratuita, segue até sábado (4), e contará com ações em Serra Talhada e Triunfo.
As atividades terão início com a oficina “Canções do Sertão – poesia e memória”, conduzida pela poetisa Dayane Rocha e pelo poeta e cantor Islan. Voltada para estudantes das escolas públicas, a formação visa combinar oralidade, música e criação coletiva para inspirar a produção de versos e canções que traduzam identidade, resistência e pertencimento. O resultado dessas produções será partilhado no sábado, às 9h, no Varal da Poesia e Canção, durante a feira livre de Triunfo, diante da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
Na sexta (3), artistas, convidados e moradores da Zona Rural de Serra, Talhada participarão de uma vivência dedicada ao fortalecimento dos laços entre os cancioneiros de ontem e de hoje, preparando o coração coletivo para a culminância do festival.
O encerramento, no sábado a partir das 19h30, terá início com o Sarau ‘Poeta Fêmea’, em homenagem à poetisa Severina Branca. O momento trará um encontro entre poetisas, artistas e a equipe do evento, onde cantos, lembranças e afetos se entrelaçarão à obra e à memória da homenageada. Em seguida, o palco se transformará em aconchego para apresentações intimistas de vozes que fazem ecoar a força da cultura nordestina: Tonfil (PE), Gean Ramos Pankararu (PE), Jessica Caitano (PE) e Juliana Linhares (RN). As apresentações, abertas ao público, acontecerão no Pátio de Eventos Maestro Madureira, no coração de Triunfo. A programação completa pode ser conferida no link disponibilizado pelo Blog.


