A paciente Sandra Karine (foto) esteve no Blog de Carlos Britto para realizar denúncias acerca do atendimento recebido na tarde desta segunda-feira, 14, no Hospital de Urgências e Traumas (HUT). Segundo ela, uma série de equívocos foi realizada para a solução de. uma dor na coluna.
Ela afirma que chegou ao Hospital por volta das 13h. Antes mesmo que pudesse ser atendida teve que esperar a atendente do local encerrar uma ligação telefônica. “Acho que uns 10 minutos ou mais”, afirma. Após esse período, Karine foi atendida e encaminhada para a área azul, onde esperou entre 20 e 30 minutos antes de ser recebida pelo clínico geral.
Sandra recebeu a medicação devida e foi informada pelo médico que seria reavaliada às 13h45. No momento da reavaliação, uma outra médica – também clinico geral -, fez o procedimento, ação questionada pela paciente. Depois disso foi dirigida para o terceiro médico. Nesse caso, um ortopedista. É quando acontece mais um problema, motivo de reclamação de Sandra.
Ainda conforme Sandra, o ortopedista afirmou que ela já tinha recebido alta do setor e que deveria ser atendida pelo neurologista. segundo ela, a atendente do hospital afirmou que para ser atendida ela deveria ter uma guia fornecida pelo ortopedista. Só assim seria encaminhada ao neurologista.
Ela retornou ao ortopedista, e lá o médico a mandou se dirigir ao setor de Ouvidoria. Para Sandra, um grave problema de atenção com o paciente. Na Ouvidoria foi informada que o neurologista só realiza atendimento pela manhã, aumentando ainda mais a demora na solução dos problemas enfrentados por ela.
Nós entramos em contato com a assessoria do Hospital de Traumas e fomos informados que a caso será investigado.



queria fazer duas observações 1 não entendi qual era o problema dela, se era ortopedico ou neurologico.
uma pessoa ser atendida em um hospital publico em 40 min passar por 3 especialistas, e ainda acha que demorou, acho que a um equivoco com relação a isso.
eu tenho plano de saúde e sempre demora mais do que isso.
Se vc reler o texto, verá q o problema foi muito além da questão tempo. Percebe-se a verdadeira balburdia, lambança, zona q é aquilo ali. Médico manda paciente para ali e acolá, ninguém sabe o procedimento correto… isso p quem lê é uma coisa. Mas experiemente estar mal de saúde, ou alguém de sua família e ser tratado como um “pacote”, q vc verá.
É e passei mau ontem e fui encaminhado para zona vermelha…até ai tudo bem… fui bem atendido. mais a questão foi quando fui tirar radiografia o radiologista me deixou na sala de raio x enquanto retirava o raio x de outras pessoas pessoa pode ocasionar problemas serio com essas atitudes não acham?
E alguém pensa que o atendimento em hospital particular aqui em Petrolina é melhor? Para ter um atendimento digno os familiares do paciente precisam ficar correndo atrás de médicos, enfermeiros-chef es. Pago sulamerica, mas o tratamento está longe do ideal. #experiência própria.
CadÊ Conselho gestor do hospital?
Cadê Conselho Municipal de Saude?
Cadê Conselho Medicina?
Cadê Administração do HUT?
Ouvidoria do HUT, diz so amanha consulta com Neurologista, eu demitia o gestor e o medico pela falta de compromisso com a população.
obs: comentario diz eu tem plano de saude, e sofro as mesmas demora, amigo(a) preste queixa no PROCON, agora equipara os dois planos e ruim, SUS tem lei e garantia e cabe povo denuncia e grita msmo, o Plano de Saude Particular não sei nao possuo, eu defendo a senhora que denunciou o fato.
Concordo com Agatha só sabe quem precisa quem tem plano de saude sofre o mesmo a saude no Brasil esta falida, não sei onde vamos parar com tanto politico desonesto.
Não era pra morrer, pois se fosse assim seria! É o descaso por parte dos graduados em medicina e areas afins que só pensam no salario e não tem vocação!
Dor de coluna é atendido no HUT? Não sabia disso. Depois que o HDM foi transformado em hospital da mulher e da criança, o petrolinense ficou sem atendimento, ficou órfão. O problema só será resolvido no dia que for construído um hospital regional. Petrolina é a única grande cidade do Brasil que não tem um Hospital Regional. Pasmem! Com a palavra o Governador do Estado de Pernambuco.
Pessoal!!
Quem disse que temos que nos basear em hospitais particulares como os melhores?? Existem muitos serviços do SUS que são dão de lavada!
A saúde em Petrolina anda tão precária (pública ou privada) que acabo achando que esta senhora teve atendimento de rainha. Senhores governantes olhai por nós!
40 minutos em 3 especialistas, é um recorde mundial. qual outro hospital faz isso? So nao entendi pra que esse neurologista pra dor de coluna.
Por tudo exposto, tanto do post como dos comentários, saúde está mesmo sendo um caso de…? Problema é o seguinte, enquanto as pessoas não aprenderem a reclamar e impor seus direitos nada vai acontecer… pq essas figuras que colocamos lá para defender a população tds tem bons planos ainda que tenha demora, mas, jamais passam por situações como essas aqui exposta… as pessoas precisam aprender e entender que eles são empregados da população, pois de certa forma pagamos para ser atendidos… temos que acabar com essa de ficarmos bajulando politico A ou B e exigir deles mais trabalho, mais defesa do povo, mais compromisso, e muito mais muito mesmo atenção com as pessoas, e não ficar fazendo de conta e de oba oba… vc já teve oportunidade de falar com um deles em algum lugar? Já viu como eles tratam vc? Apressado… ligeiro… correndo… vc já entendeu porque eles fazem isso? então procure entender… se não entender me escreva aqui mesmo, que te explicarei bem direitinho… PRECISAMOS NOS IMPOR ISSO SIM!!!
QUERIDO CARLOS BRITTO. EU NÃO SEI AO CERTO QUAL ERA A INTENÇÃO DESSA SENHORA. ELA POR ACASO SE ACHA MELHOR QUE OS OUTROS PACIENTES QUE MUITAS VEZES ADENTRAM COM PROBLEMAS MAIS GRAVES???
OU SERÁ QUE SE TRATA DE ALGUÉM COM DISTURBIOS E COMPLEXIDADES???
JÁ PRECISEI DO SERVIÇO DO TRAUMAS VARIAS VEZES…TODAS AS VEZES PUDE OBSERVAR O FLUXO UE DIRECIONADO PARA SER ATENDIDO LÁ, E MESMO ASSIM, AINDA APARECE PESSOAS COM ESSA CAPACIDADE DE RACIONALIZAR A RESPEITO DE ATENDIMENTOS COMO SE ELA FOSSE UNICA NAQUELA UNIDADE. E O PIOR AINDA SAIU DA UNIDADE PORTANDO REGISTRO DE ENTRADA. ISSO PODE SER VISTO COMO MAIS UM ATENUANTE PARA VISIONAR O TIPO DE PESSOA QUE ELA PODE SER.
E SEM FALAR QUE AINDA QUESTIONOU O SERVIÇO DA OUVIDORIA, UM DOS MELHORES SETORES DAQUELA UNIDADE. QUEM NÃO CONHEÇE ATÉ PODE QUESTIONAR, MAIS EU JÁ ESTIVE LÁ E SEI.
esse hospital é uma fábrica de defuntos. De longe se sente o cheiro da de sua má fama. Enquanto muitos “mamam” os recursos do mesmo, a população padece e os verdadeiros responsáveis brincam de acusar-se mutuamente. Ministério Público neles, só p começar!
O que Agatha diz é verdade. Foram-se os tempos em que ter plano de saúde em Petroline, era sinal de qualidade de atendimento. Sinto como se não pagasse um centavo. Péssimo atendimento nas clínicas e hospitais particulares!
A MULHER FOI ATENDIDA EM POUCO TEMPO, PASSOU POR REAVALIAÇÕES E AINDA RECLAMA! VA PROCURAR O QUE FAZER MINHA SENHORA UMA EMERGENCIA NAO É LOCAL PARA ISSO!
SENSATEZ SOH LHE COMPLEMENTANDO.
PARA O PESSOAL QUE NAO ENTENDE AQUI VAI O SIGNIFICADO:
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, CORRE-SE O RISCO DE MORTE..
Hospital de URGÊNCIAS e Traumas (HUT)
ENTÃO ESSA SENHORA FOI PRO LUGAR ERRADO. ELA NÃO ESTAVA CORRENDO RISCO DE MORTE, INCLUSIVE ATEH FEZ POSE PRA SAIR NA FOTO DO BLOG.
UMA DOR NA COLUNA NAO EH MOTIVO PRA PROCURAR UMA URGENCIA. DEIXA-SE ISSO PROS ACIDENTADOS, QUEIMADOS ETC.
ESSA SENHORA DEVERIA TER IDO AO PSF DO SEU BAIRRO, OU DE UM OUTRO BAIRRO, PRA TER SIDO ATENDIDA NO LUGAR CERTO, AFINAL AS UNIDADES DE SAUDE DOS BAIRROS EXISTEM PRA ISSO.
MESMO INDO A UMA URGENCIA, AINDA FOI ATENDIDA EM MEIA HORA PELO CLINICO GERAL E DEPOIS POR 2 MEDICOS ESPECIALISTAS QUE COM CERTEZA TINHAM PACIENTES GRAVES PRA ATENDER NAQUELE HOSPITAL.
ISSO DAI REFLETE A FALTA DE INFORMAÇAO E DE ESCOLARIDADE BAIXA DE BOA PARTE DA POPULAÇAO QUE AFOGA AS URGENCIAS COM COISAS QUE PODEM SER RESOLVIDAS NUM SIMPLES POSTO DO BAIRRO.
Carlos Britto, kd meu comentario
Olá (IN)SENSATEZ! Verdade, ela até conseguiu atendimento rápido. Agora ser avaliado por dois médicos SEM QUALQUER ESPECIALIZAÇÃO e ainda quando chegar ao especialista do problema dela, o de COLUNA, ser mandada para um NEUROLOGISTA? Não acha que é um pouquinho demais, não? A menos que houvesse motivos para isso, o caso dela era para ser tratado por um ORTOPEDISTA.
Mas, enquanto não temos um hospital regional…
… a população vai se automedicando, fugindo do hospital, adoecendo e morrendo.
LIVRE PENSADOR SE INFORME ANTES DE FALAR ASNEIRAS: A CLINICA MEDICA EH SIM UMA ESPECIALIZAÇAO DA MEDICINA,. O CLINICO GERAL EH TAO ESPECIALISTA COMO O ORTOPEDISTA QUE A ATENDEU.
EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA – 2011
EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO
TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA – 2011
http://www.sbcm.org.br/blop/index.php?option=com_content&task=view&id=30
Aff… especialista de coluna é ortopedista meu filho…. e foi quem a atendeu!!!! Pelo amor de Deus… O povo vai pro lugar errada, é atendido assim mesmo, em tempo recorde e ainda reclama!!!! Essa ai queis pagar de gatinha com foto no blog!!!
Rapaz, a coisa é séria!!!
Essa madame sai de sua casa com os reumatismos dela, adentra um hospital de Urgencias em pleno feriado, passa por três especialidades com direito a retorno, em menos de duas horas, queria uma equipe NEURO ao seu dispôr (coisa que não existe em hospital nenhum deste nordeste), e ainda rouba ficha de atendimento…
Bom, agora quero saber…ela poderia ser punida por sair do hospital levando documentos restritos aquela unidade???
Ou só pelo fato de sentir doente em extremo, ela pode ter esse zelo todo, desconhecendo outroas pessoas que realmente estavam precisando, e ainda sair denegrindo a imagem da instituição e toda uma equipe???
Ou melhor …qual era a verdadeira doença dela?
observação minha Carlos Britto:
Apesar de tudo, seria impossivel ao hospital de traumas atender a tantas cidades e regiões, e jamais aparecer essas DELICADEZAS…eu não gosto de hospitais, mais sou obrigada a sempre ajudar pessoas a chegarem lá, diminuindo suas limitações. E o traumas não é um dos piores não.
Agora vejam só.
Em pleno feriadão,
Com tantos locais para se distrair,
Petrolina linda e maravilhosa, tal qual uma salna ambulante,
Pobres enfelizes da area da saúde trabalhando, concerteza doidos para estarem em casa. E dai és que surge essa BELEZURA CHEIA DE DIREITOS, para infernizar uma tarde sofrida.
Vai rezar minha senhora!!!!
Oh infantil tu axa q o mundo para qdo eh feriado, num qr trabalhar no feriado, dia santo vira politico, kkkkkkk!!!! Eh cd comentario sem fundamento viu, gente a saude naum presta na cidade e td mundo sabe, Petrolina desde tamanhaum com um hospital q ainda por cima eh HOSPITAL UNIVERSITARIO, o q significa? q somos cobaias!!!!!!!!
pois eh… cobaias de fututors médicos sim, vc mesma caso um dia precise aparecer por lah tb vai ser uma e das grandes!
podem ate ser futuros medicos brilhantes, por enquanto, so apredizes. Com certeza se eu precisar posso ate ir pra la, e o unico publico da cidade.
ESSE TRAUMA E ETERNO ………………………………….
Eu estou pasma!!! Com a falta do que reclamar dessa senhora. Afinal, foi atendida em tempo récorde, medicada, reavaliada, encaminhada e atendida por um ortopedista, feito RX da coluna e encaminhada para ser avaliada por um Neurologista…
Eu li toda a matéria e entendí perfeitamente a lógica da sua reclamação: 1º não gostou porque a recepcionista estava ao telefone. Mas, não entendeu que recepção tambem atende telefone e presta informações aos parentes de pacientes…
2º não gostou por ser reavaliada por outra médica e não pelo primeiro clínico. Ou seja: não entendeu que os médicos trabalham em conjunto ou em duplas e dividem os horários ( ex: um atende por 3h uma quantidade de pacientes, sai e o outro assume o atendimento por mais 3h…) afinal, médicos tambem precisam ir ao banheiro, precisam comer, beber água, descansar etc.
3º ela não entendeu porque foi encaminhada ao ortopedista. O que com toda certeza a médica que a reavaliou, achou que a sua dor na coluna devia ser melhor investigada. O ortopedista por sua vez pode ter encontrado algo em seu RX, que o levou a encaminha-la ao neurologista; e ela não deve ter entendido o motivo nem gostado de saber que não poderia ser atendida por tal especialista naquele momento…
Acho que essa senhora foi felizarda! Deve ter encontrado o hospital vazio, foi atendida logo, medicada, fez exames e se revoltou por não ter a sua disposição um especialista excasso na região ou melhor: em todo o país!…
Há! uma informaçãozinha básica, para os internautas que não entenderam o que faz o neurologista e o ortopedista:Neurologista é especialista em tratamento do sistema nervoso, cabeça e coluna…
Ortopedista é especialista em tratar das fraturas…
Vamos criticar somente quando houver motivos para tal.
Hum…
Segunda Feira, véspera de feriado!!!!!
Apenas para esclarecer sobre demora no atendimento: Eu que tambem pago plano de saúde, acredito que tanto o público quanto o particular deixam muito a desejar. Principalmente porque Petrolina cresce em velocidade máxima e a saúde segue em passos lentos!
Muita demanda e poucos especialistas e hospitais. Enganam-se quem pensa que com a UNIVASF tudo vai melhorar! Pois, a maioria dos estudantes da saúde são de fora e sua maioria devem retornar as suas cidades de origem após formarem-se. E os petrolinenses seguirão reclamando da falta de especialistas, o que é uma pena.
Senhores Leitores….
Eu relato com direito a um cidadão que,a SOTE responsável pelo setor estava fechado, não tendo outra opção fui ao TRAUMA:
1°Ao entrar no mesmo a enfermeira que dar os primeiros cuidados estava no telefone celular falando sobre assuntos pessoais.
2° Entrei fiquei esperando para ser atendida pelo medico clinico geral uns 30 minutos.
3°Passou um medicamento onde eu tinha que aguardar 1 hora depois para ser reavaliada.
4°Passando 1 hora depois aguardei o retorno onde já não foi o mesmo,aguardo mais 20 minutos.
5°Ela(medica) logo manda para ortopedia,onde aguardo o atendimento (isso com dores),o medico olha pra mim e diz seu casso é de um Neurologista você está de alta do meu setor.
6°Retorno para sala azul onde a enfermeira diz que ele tem que prescrever em outra guia,retorno no mesmo medico onde ele relata que a guia seria a mesma,logo eu perguntei qual seria o local que poderia resolver,o medico pediu que fosse na ouvidoria.
7°Chegando lá ela relatou que não tem Neurologista só no outro dia pela manhã.
OBS: Não fui atendida em 40 minutos. Não foi feito um RX para ser encaminhada por um Neurologista.Foi aplicado um medicamento para se livrarem logo não havendo resultados positivos passaram a boa pra frente(outro especialista).
Isso sem poder sentar pois a dor era grande; não deu pra morrer pois se fosse pra morrer prefiro morrer em casa seria uma morte satisfatória.Sai com o documento em mãos pois você entra e sai do local sem soluções,isso é a prova que eu estive lá.
“não deu pra morrer pois se fosse pra morrer prefiro morrer em casa seria uma morte satisfatória”
Nao seja dramatica moça… Simplesmente vc desgastou sua imagem com um tumulto desnecessário e ainda tentou de forma leviana desgastar a imagem do HTU e dos profissionais que a atenderam…
É como diz o ditado: Quem fala o que quer, ouve o que não quer.”
O que mais me impressiona é a falta de conhecimento das pessoas.~Gente antes de postarem asneiras deem uma pesquisado no google ao menos!
Neurologista é medico do sistema nervoso! A coluna vertebral protege a medula espinhal, que passa por um canal no interior da coluna, e de onde saem os nervos responsáveis por todos os nossos movimentos e sensações. ENTEDERAM OU PRECISA DESENHAR?
Quem disse que Clínico Geral é um medico sem espacialização? No próprio HUT existe a resindecia de Clínica médica!
HOSPITAL DE URGÊNCIAS E TRAUMAS- Define-se por “emergência” a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
Define-se por “urgência” a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
SE O CASO DA LINDEZA AI FOSSE OU URGÊNCIA OU EMERGÊNCIA ELA NÃO TINHA TIDO CONDIÇÕES DE IR AO BLOG TIRAR FOTINHA E FALAR BESTEIRA!
AGORA CARLOS BRITTO OS IGNORANTES E SEM CONHECIMENTO FALAR O QUE NAO SABE TUDO BEM, AGORA UM PROFISSIONAL DE JORNALISMO NAO PROCURARA SE CERCAR DE CONHECIMENTO E BUSCAR INFORMAÇÕES COMO FEZ É IMPERDOAVEL!
Valeu! ateh que enfim alguém que ENTENDE sobre o assunto!
Gostaria de informar a senhora que realizou a denuncia que a falta de cidadania começa com pequenas atitudes inconsequetes como a que ela teve.
A ficha de atendimento deve permanecer no estabelecimento para que esta siga para o setor de contas medicas. Tudo que foi utilizado em prol do atendimento em questão foi anotado na ficha e tem um custo.
O que ela simplesmente fez foi colaborar para que atendimentos futuros tenham sido prejudicados, já que o que ela utilizou não será mais reposto (desejo de todo coração, moça, que não precise voltar, desejo mesmo. MELHORAS)
Carlos Britto, Amigo
espero que aceite esta critica como construtiva (ja que sou um admirador do seu trabalho, parabéns):
Enquanto o que for noticiado neste Blog, for só uma denuncia (se as duas partes não tiverem se manifestado) não associe a sua Marca com a pessoa que está realizando tal denuncia.
OBRIGADO.
O que mais me assusta é a imprensa dar espaço pra esse tipo de coisa!!! Ja viu esse blog publicar materias sobre o que o hospital faz no dia a dia? pq nao fazem materias sobre o dia a dia das profissoes. pq nao vao ver como o fisioterapeuta trabalha com os pacientes que estao acamados tentando reabilitação, como os assitentes sociais atendem com dedicação cada acompanhante que vai em busca dos direitos do paciente, seja por um documento ou uma transferencia, pq nao vao avaliar o trabalho das nutricionistas que visitam seus pacientes busca a recuperação dos mesmos, pq nao vao ver o dia a dia de batalha dos enfermeiros que prestam Assistência a estes pacientes??? pq nao vao lá acompanhar a rotina de atendimento, de um internamento da sua chegada a alta? Um hospital que faz dezenas de cirurgias ortopédicas dia,com equipamento de qualidade, que faz dezenas de atendimentos neurologicos e bucomaxilofaciais de acidentados de moto por dia, que atende todos os tipos de urgências a q se propõe e q lhe é referencia, que recebe inclusive o que deveria ser referenciado a outras intituiçoes… Pq nao vao lá… passar um dia, e ai sim, dpois publicar aqui um texto REAL sobre a rotina da unidade! Ao inves de publicar caprichos de pessoas que não sabem o que um estado de emergencia e um atendimento de urgencia!!! Ja viu esse blog entrevistar pacientes que por pouco nao perderam a vida e foram salvos por profissionais que ali trabalham? Todos estao ali pra salvar vidas sim,eu sei… mas querem ouvir que o que fazem é reconhecido!!!! Só se ve o descaso da imprensa pelos q estao ali trabalhando e dando o melhor de si !!! O hospital hj trabalha com sua capacidade maxima… Atendendo a 55 municipios, milhares de pessoas por mes… Oferencendo, medicamentos, exames laboratoriais, raio x, alimentação/nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional (qtos hospitais da regiao tem Fono e ter. Ocupacional???) psicolgia, serviço social, enfermeiros, medicos, enfim, tudo que o paciente merece ter….e que tenho certeza nao teriam em outro hospital publico ou particular da regiao! Parem um pouco de SENSACIONALISMO e vao trabalhar com noticia séria!!!!
Plano de saúde está pior do que o Trauma… Tenho Unimed e eles ficam jogando para diversos médicos e ainda se escondem para não falar com familiares de pacientes.