Além das péssimas condições de abrigo, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, o setor de transporte do programa também deixa muito a desejar. Pelo menos é isso que garante o professor de dança Jeferson Costa (foto) que atualmente está em tratamento no Recife.
“O ônibus que a prefeitura dá deixa a gente no hospital, e só. Quem quiser que pegue um táxi ou ônibus para chegar à Casa de Apoio. O problema é que a maioria não tem condições finaceiras para isso e a pé é muito longe, principalmente para os de saúde debilitada, sem falar que muitos não conhecem a capital para sair andando pelas ruas”, protestou.
E os problemas com o transporte começam ainda antes do ônibus chegar ao Recife, segundo Jeferson. “Para as crianças em tratamento não são disponibilizadas cadeiras no ônibus. O acompanhante têm que levar os filhos no colo, doentes, sem conforto e preocupados em não machucá-los. São 11 horas de viagem, isso maltrata os pais e as crianças que já estão sofrendo com a doença”.
A ajuda de custo oferecida pela prefeitura aos pacientes é de R$ 20, o que para Jeferson é insuficiente para cobrir os gastos de quem precisa se tratar fora de casa. “Esse valor não paga nenhuma das muitas corridas de táxi que muitas vezes somos obrigados a pegar, por condições debilitadas de saúde. Ninguém sai de uma cirurgia e vai de ônibus para casa, e do hospital para Casa de Apoio não custa menos de R$ 30 uma única corrida” .
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde, que ficou de informar a situação à secretária Lúcia Giesta.



Petrolina foi a campeã na geração de empregos em 2011 no interior do nordeste. Seguem os dados abaixo dos maiores municípios da região (acima de 150.000 habitantes/Censo 2010).
1º Petrolina/PE: 5.449
2º Juazeiro do Norte/CE: 3.947
3º Imperatriz/MA: 3.912
4º Feira de Santana/BA: 3.542
5º Mossoró/RN: 3.468
6º Caruaru/PE: 3.292
7º Campina Grande/PB: 3.251
8º Arapiraca/AL: 2.356
9º Vitória da Conquista/BA: 1.293
10º Jequié/BA: 1.112
11º Itabuna/BA: 755
12º Ilhéus/BA: 685
13º Caxias/MA: 411
14º Timon/MA: 103
15º Juazeiro/BA: 95
16º Parnaíba/PI: (-) 657
17º Sobral/CE: (-)1.026
ei inteligente ninguém aqui tá falando de geração de emprego não, tá se falando é do descaso que a prefeitura vem tratando as pessoas que necessitam de tratamento fora de domícilio! Com certeza deve ser algum puxa-saco desa gestão que tá aí, mas que ainda bem que já tá chegando o FIM.
O bonitinho só quer andar de Taxi.
Angélica estragou essa juventude.
Boa tarde, gostaria de solicitar uma visita do pessoal da prefeitura na rua itaiçuba no pina, em recife, pois a rua está cheia de buracos devido as canaletas quebradas, aguardo retorno, obrigado.
ponto de referência: por trás da igreja do pina.