Teve início na manhã do último sábado (04), na Ilha do Rodeador, a Operação Verão comandada pela Prefeitura de Juazeiro. A ação tem o objetivo de conscientizar profissionais e visitantes do Rodeador para a preservação ambiental, segurança e uso correto do solo público, além de intensificar a prestação de serviços que já são levados ao local como limpeza, patrulhamento e iluminação pública.
Segundo o diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Péricles João, algumas medidas já estão sendo tomadas a exemplo da melhoria da iluminação na Vila e nas áreas de embarque e desembarque. “A equipe de iluminação da Seihasp, já fez a avaliação noturna e lâmpadas já estão sendo substituídas e em breve a ação será levada também à ilha com a instalação de refletores e lâmpadas. Os serviços de limpeza estão sendo intensificados e nos próximos dias será realizado um tapa buraco nas proximidades das embarcações”, informou o diretor acrescentando que serão executadas também melhorias no atracadouro.
“A recuperação deste equipamento foi uma das solicitações detectadas em reunião e a Prefeitura vai executar em breve. É uma ação de melhoria, pois a construção de um novo atracadouro vai ser realizada pelo Governo do Estado, através da CONDER”, completou Péricles João.
A Marinha também está presente na Operação Verão e o comandante da Agência Fluvial de Juazeiro Capitão-Tenente, Gelson José Gonçalves, informou que a preocupação principal da Marinha é a segurança do tráfego das embarcações e a salva guarda da vida. “Vamos verificar se as embarcações estão circulando dentro dos limites de capacidade, caso contrário, as embarcações que estejam com excesso de passageiros serão impedidas de trafegar. Em todos os finais de semana a Marinha está presente no Rodeadouro e na época do verão, essas visitas serão intensificadas”, garantiu o Capitão-Tenente.
A Polícia Militar também irá atuar na segurança da área e no ordenamento do embarque e desembarque. “A operação Munzuá será intensificada das 15h às 21h a partir deste final de semana até o final da temporada de verão. Com uso de viaturas, vamos atuar de forma ostensiva em qualquer situação de risco ou desordem no local”, informou o Aspirante à Oficial PM Paulo Sousa, representando a 76° Companhia Independente da PM.
Durante a visita dos órgãos, foi definido que os barraqueiros, temporariamente, vão respeitar o limite de quatro metros de distância da linha d’agua para colocação de mesas e cadeiras
Entre as medidas que serão executadas no Rodeadouro estão: Construção de um ponto de apoio para uso do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Fiscais de Postura; Rondas noturnas na Vila executadas pela Guarda Municipal; Fiscalização de Postura atuando no ordenamento da área dos banhistas para evitar a ocupação total do local por mesas e cadeiras; A Seadruma vai executar um trabalho permanente de educação ambiental com a participação de moradores, comerciantes e estudantes; Instalação de placa de identificação na entrada da Vila na altura da BA 210; Canalização do esgoto que fica exposto na entrada das barquinhas pelo SAAE; Construção de um elevado móvel para auxiliar no trabalho de observação dos salva vidas, entre outros.


