A Operação Verão 2025-2026, lançada nesta quarta-feira (26) pelo Governo da Bahia, contará com 11 mil policiais e bombeiros reforçando o patrulhamento preventivo e o trabalho de inteligência em 111 municípios – incluindo Juazeiro. Durante o início da ação integrada, o governador Jerônimo Rodrigues entregou também 169 viaturas para as Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.
No total, cerca de R$ 46 milhões serão investidos no reforço das ações que acontecerão até abril de 2026. A Operação Verão contará com policiamento ostensivo da Polícia Militar, para garantir mais segurança para baianos e turistas durante toda a estação, além do aumento do efetivo e das equipes de plantão nos principais destinos turísticos da Bahia.
Equipes de inteligência da Polícia Civil (PCBA) realizarão levantamentos de informações no combate ao tráfico de drogas, armas, entre outros crimes nas principais rodovias, aeroportos e terminais marítimos.
O planejamento do Corpo de Bombeiros prevê o aumento da capacidade operacional, priorizando as áreas turísticas utilizadas por banhistas, com o objetivo de garantir a pronta resposta a emergências. O Departamento de Polícia Técnica atuará com equipes em regime de plantão, com efetivo ordinário, para possíveis acionamentos.
A Operação conta com uso de motocicletas, viaturas de quatro rodas, quadriciclos, bases móveis e bicicletas, além da utilização de drones e aeronaves. “Nos últimos anos a Bahia contabilizou aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros durante o verão. Seguiremos qualificando a atuação das Forças Policiais e de Bombeiros, garantindo atendimento rápido para a população baiana e também para todas as pessoas que nos visitam”, enfatizou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Viaturas e equipamentos
A Operação Verão 2025-2026 contará com o reforço de novas viaturas e equipamentos para as Polícias Civil, Militar, Técnica e o Corpo de Bombeiros. São 160 viaturas para a PMBA, seis furgões (Delegacia Móvel) para a PCBA, cinco Bases Móveis para o DPT e 30 barcos para o Corpo de Bombeiros (CBMBA), que ainda receberam 37 reboques, 35 motores de popa, 303 roupas para salvamento aquático e 2 mil conjuntos impermeáveis. O investimento total das viaturas e equipamentos é de R$ 36.841.143,14.


