Operação policial apreende 78 kg de cocaína em Carpina

por Carlos Britto // 18 de maio de 2025 às 14:21

Foto: divulgação

Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) apreendeu 78 quilos de cocaína na última sexta-feira (16), em Carpina (Mata Norte). A ação faz parte da Operação ‘Conexão Cuiabá’, que mira uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Nordeste e Centro-Oeste.

Durante o cumprimento dos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, duas mulheres foram presas em flagrante. Com elas, a polícia apreendeu 78,11 quilos de cocaína, 1,82 quilo de maconha, três balanças de precisão, materiais usados na comercialização de drogas e um revólver calibre 38. As suspeitas responderão por tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo, com penas que podem ultrapassar 25 anos de prisão. Após audiência de custódia, ambas foram encaminhadas ao Presídio Feminino Bom Pastor, no Recife.

As investigações apontam que a facção atuava fortemente em Camaragibe, com ramificações em São Lourenço da Mata (na Região Metropolitana), Carpina e conexões interestaduais na Paraíba e no Mato Grosso. Em João Pessoa (PB), os agentes realizaram buscas na residência da companheira do principal investigado, onde foram encontrados R$ 57.350, valor supostamente proveniente das atividades ilícitas do grupo. A organização também é suspeita de envolvimento em diversos homicídios motivados por disputas territoriais e vinganças relacionadas ao tráfico de entorpecentes. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Pernambuco, que utilizou cães farejadores nas buscas.

A Conexão Cuiabá é fruto de uma investigação continuada que teve início após a prisão do líder do grupo em 2018, na cidade de Carpina, quando mais de uma tonelada de maconha foi apreendida. A FICCO/PE é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCPE), Polícia Militar (PMPE), Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP-PE) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). A força-tarefa atua em parceria para o enfrentamento ao crime organizado no Estado.

Operação policial apreende 78 kg de cocaína em Carpina

  1. detetive do bem disse:

    Costumo ler as notícias desse blog e já comentei outras vezes como essa coisa da droga é próspera, que por mais apreensão que existe, parece que nunca diminui a intensidade da distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários