O recadastramento da Operação Carro-Pipa, do governo federal, em Juazeiro (BA) foi encerrado com um registro de mais de 90% de cobertura entre os beneficiários, contabilizando também um grande volume de novos cadastros e mudanças de titularidades de apontadores. A ação – conduzida pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) e a Agência de Desenvolvimento Rural (ADR) – foi considerada um sucesso.
Agora, a equipe inicia a segunda etapa do trabalho, que consiste em padronizar dados e planilhas para identificar as comunidades que não tiveram atualização de cadastro. A partir desse diagnóstico, a Prefeitura de Juazeiro vai atuar de forma direcionada para coletar as informações faltantes, seja de maneira digital ou presencial, nas próprias localidades.
O objetivo é concluir toda a atualização até sexta-feira (15), quando os dados serão enviados à Defesa Civil Nacional por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Esse processo garantirá que o município esteja alinhado às exigências federais e assegure a continuidade do serviço às famílias que dependem do programa, assim como melhorias e informatização dos dados.
Em breve, a gestão municipal divulgará o balanço completo do recadastramento. A ação também fortalece o ‘Projuá’, programa municipal voltado à informatização e padronização dos dados, que busca integrar as informações de diferentes áreas para otimizar a gestão e melhorar o atendimento à população.


