A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou nessa sexta-feira (27) a quarta fase da Operação ‘Overclean’, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos, nas cidades de Salvador (BA), Camaçari (BA), Boquira (BA), Ibipitanga (BA) e Paratinga (BA), 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos de suas funções, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.



Emendas parlamentares e isso aí, e uma maneira de parlamentar corruptos desviar dinheiro para o próprio bolso. Quem tem de executar é o executivo, os parlamentares têm que fazer a fiscalização através do TCU, a propósito para quem não sabe, todos os onze conselheiros do TCU foram parlamentar.