Dando continuidade às ações de enfrentamento aos crimes ambientais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu mais uma operação no Sertão de Pernambuco. Denominada ‘ Sentinela’, a iniciativa aconteceu entre os dias 3 e 6 de janeiro, na cidade de Salgueiro, e resultou na apreensão de 140,4 m³ de madeira ilegal e em um flagrante de poluição ambiental.
Ao longo de quatro dias, policiais do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM) intensificaram a fiscalização para coibir crimes que prejudicam o meio ambiente. As ações resultaram em seis ocorrências criminais, com destaque para o combate ao desmatamento ilegal, que culminou em cinco flagrantes de transporte irregular de madeira. Além disso, destaca-se o registro de uma ocorrência de poluição por emissões veiculares, evidenciando o foco ambiental da operação.
No total, oito veículos irregulares foram recolhidos e oito pessoas detidas em flagrante. As equipes também desenvolveram ações preventivas e de fiscalização, que resultaram na emissão de 16 autos de infração e na realização de oito comandos de fiscalização voltados ao meio ambiente.
A operação reforça o compromisso da PRF com a proteção ao meio ambiente, atuando de forma integrada e contínua para garantir a preservação dos recursos naturais e a promoção de um desenvolvimento sustentável em todo o território nacional. As ações contam com o apoio de órgãos ambientais, que poderão doar a madeira apreendida para instituições sociais, de ensino, pesquisa ou outros órgãos públicos.


