Uma operação com foco na redução de acidentes com motocicletas e outros veículos teve início no último sábado (24), na BR-232, que corta diversas cidades do Sertão pernambucano. A iniciativa da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Serra Talhada, no Pajeú, busca reduzir a violência no trânsito, tendo em vista o aumento no número de mortes na região.
No ano de 2023 foram registradas 225 ocorrências na rodovia federal atendida pela Delegacia de Serra Talhada, que deixaram 287 feridos e 18 mortes. Em 2024 foram 219 acidentes, que resultaram em 233 feridos e 31 mortes – um aumento de 73% no número de mortes na região.
Dos 219 acidentes do ano passado, 108 envolveram motociclistas. E do total de 31 mortes, 15 envolveram ocupantes desses veículos. A PRF em Serra Talhada atende os municípios de Arcoverde, Pedra, Sertânia, Flores, Venturosa, Custódia, Petrolândia, Floresta e Ibimirim.
Durante as abordagens, as equipes verificam se o condutor é habilitado e se utiliza equipamentos obrigatórios como o capacete, além de recomendar a utilização de calçados fechados, roupas adequadas e antena corta-pipa. A fiscalização também verifica se a motocicleta possui os equipamentos obrigatórios, se está com os pneus em bom estado de conservação e com o licenciamento em dia. A operação busca prevenir mortes e levar mais segurança a quem transita por essas cidades. Ações de combate ao crime também estão sendo intensificadas, para prevenir práticas como assaltos, receptação e porte ilegal de arma.


