Operação da PF investiga desvio de recursos federais na Codevasf do Maranhão

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2023 às 12:32

Foto: PF/reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (1), a Operação ‘Benesse’ com a finalidade de desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão.

Policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas cidades de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal. Também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, tais como afastamento da função pública, suspensão de licitações e vedação da celebração de contratos com órgãos públicos, bem como ordens de indisponibilidade de bens.

A investigação, iniciada em 2021, teve a sua primeira fase ostensiva deflagrada em 20/7/2022 (Operação ‘Odoacro’), e a segunda em 5/10/2022 (Operação ‘Odoacro II’). Essa fase da ação alcança o núcleo público da organização criminosa, após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva. Pelo fato de os elementos indicarem que o líder do núcleo público da organização criminosa ora investigada utiliza emendas parlamentares para incrementar o seu patrimônio, denominou-se esta fase investigativa de “benesse”, que segundo o dicionário Oxford significa “vantagem ou lucro que não deriva de esforço ou trabalho”. As informações são da PF.

Operação da PF investiga desvio de recursos federais na Codevasf do Maranhão

  1. vovô disse:

    Essa CIA já devia ter sido extinta à tempos, só serve pra cabides de empregos e lavagem de dinheiro. Haa, tem Irmã de Ministro envolvida viu Sr. Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários