Assessoria jurídica do movimento estudantil dispara: “Omissão do Poder Público fez com que as passagens de ônibus subissem”

por Carlos Britto // 18 de março de 2013 às 07:20

Pedro TorresA briga contra o aumento das passagens de ônibus coletivos em Petrolina parece mesmo não ter fim. Os estudantes reclamam da falta de apoio do Poder Executivo e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) parece não querer negociar. No entanto, engana-se quem acha que apenas o Sindicato seria responsável pelo aumento.

Segundo informações da assessoria jurídica do movimento, a prefeitura, junto à EPTTC, deveria enviar uma planilha de cálculos com os principais gastos das empresas de ônibus. No documento, haveria informações sobre os custos com combustível, desgaste dos pneus, quantidade de usuários, entre outras. Mas a planilha não é repassada e o Setranvasf apresenta seus próprios valores, pedindo o reajuste em caráter de urgência, já que as empresas estariam amargando prejuízos.

“A planilha, com os gastos das empresas e um valor suficiente para que o Setranvasf tenha seu lucro, deveria ser repassada pela EPTTC. A partir daí, o Sindicato analisaria se os dados estão corretos. No entanto, a prefeitura não faz isso, o Setranvasf coloca o valor que os empresários querem, sem base alguma, e pede o reajuste que lhe acha mais conveniente”, explica o advogado Pedro Torres.

Segundo o advogado, o Judiciário é obrigado a conceder o reajuste por causa da omissão do Poder Executivo. “O Setranvasf entra com um pedido de liminar em caráter de urgência porque os empresários estariam com prejuízos. O juiz decide em primeiro momento que irá aumentar a passagem, mas o Poder Público teria 10 dias para recorrer”, informa.

Serviço sem qualidade

O reajuste praticado no preço das passagens seria acima de inflação. Além disso, para o advogado, não é justo que a população pague por um serviço de péssima qualidade. “O que a gente ver é uma frota altamente sucateada, mais de 50% dos veículos têm mais de 10 anos de uso e a passagem é uma das mais caras do país por quilômetro rodado. Os pais de família são os mais prejudicados, que precisam pagar esse valor absurdo por conta de exclusivo interesse privado”, critica.

Para Pedro Torres, seria necessário abrir o diálogo com a sociedade como um todo. “O Poder Público e as empresas de ônibus não abrem espaço para conversar com o movimento estudantil e com o cidadão em geral. Deve-se levar em conta que o interesse público da coletividade prevalece sob os interesses individuais e esse reajuste prejudicará grande parte da população de Petrolina”, reforça.

Assessoria jurídica do movimento estudantil dispara: “Omissão do Poder Público fez com que as passagens de ônibus subissem”

  1. José luis disse:

    Como eu já tinha comentado anteriormente e volto a repetir, é um absurdo que uma cidade do tamanho de Petrolina tenha uma tarifa quase igual a tarifa da grande Curitiba que tem um serviço de ótima qualidade e ônibus super novos. Não importa se a diferença entre aqui e lá exista em centavos, mas a diferença é muito pouco para ser comparado com uma grande metrópole. As empresas alegam prejuízos com o valor da passagem, então porque não diminui o trajeto que se faz dentro da cidade e abra espaço para que outras empresas explorem partes da cidade ao invés de fazer turismo com esses ônibus velhos dentro da cidade? O tempo que levo do centro para cohab é quase o mesmo que levo de Pirituba ao centro de São Paulo que é a maior cidade do país. Quem anda de ônibus é porque precisa, se tivesse condições de ter um transporte próprio jamais queria colocar os pés numas sucatas velhas. Tá tudo errado nesse país.

    1. Joaquim da Silva Rabelo disse:

      concordo, se as Empresas alegam precisar de reajustes, pois estão tendo prejuizo, porque não abrem espaço para obras empresas chegarem aqui!
      se tá dando prejuizo porque não vão embora?!?

      vamos deixar de blá blá blá, o Poder Público pode até ter alguma responsabilidade mas o prolema disso tudo é o senhor Leãozinho e compania, que querem cada vez mais lucro as custas da população pobre de Petrolina!

  2. Sensata disse:

    O advogado disse tudo. É um absurdo, o trasporte público de Petrolina é um absurdo.

  3. Mauro Henrique disse:

    Extramente sensato as palavras do Advogado.

    Nós pagamos por um serviço que é um dos mais caros do país e usamos ônibus altamente defasados.

    Ele disse o que realmente acontece: A tarifa só está alta porque a prefeitura não faz nada!!!

  4. Observando disse:

    Então quer dizer que agente paga caro porque a prefeitura não faz nada?

    Sinceramente, sinto que aos poucos vou me arrependendo de ter votado nesse prefeito!

  5. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    O Nobre advogado disse : “A planilha, com os gastos das empresas e um VALOR SUFICIENTE PARA QUE O SETRANVASF TENHA SEU LUCRO . . .”

    O senhor acha mesmo que essas empresas de ônibus não estão tendo lucro?!?
    os donos delas estão cada vez mais ricos, pagando mau seus funcionários, botando ônibus velho p rodar, e vc ainda quer que o Município concorde com um aumento de tarifa??

    Por curiosidade, o senhor é advogado da JOALINA por acaso??

  6. OBSERVADOR disse:

    QUANTOS ONIBUS ESSA ” VIVA PETROLINA “TEM? TIRANDO OS ALOCADOS.
    QUAL SEU PATRIMONIO INVESTIDO EM PETROLINA?

  7. Naja disse:

    Hum, eu sabia, estão politizando esse movimento, desde o início. Aí fica difícil creditar.

  8. Sanfranciscano disse:

    “o judiciário é obrigado a conceder o reajuste”. Ah tá, quer dizer que se as empresas de ônibus apresentassem uma planilha com o valor de R$ 10,00 a passagem, o juiz ia aprovar? E a nomeação de um perito contábio pela justiça?

  9. Ana disse:

    Que olho heim!

    Gostei do seu pronunciamento.

  10. Marilia disse:

    Parabéns pelo pronunciamento.
    como pego ônibus, não acho justo pagar tão caro por um serviço tão ruim. Quinta feira fui trabalhar e o motorista quase passa por cim de mim. Além de ser caro eles são mal preparados. Acho que ele está certo e todos nós devemos reclamar mesmo.
    R$ 2,45 ninguém merece. Peça para o prefeito pegar ônibus para ver se ele não vai reclamar.
    Também sou contra o aumento.

  11. petrolna morta disse:

    2,45 nada 2,50 eles nao entregam o 0,05 centavos nao. e os serviços deles sao uma merda eles correm muito e o principal e quando vao passar por as lombadas passam correndo nao reduzem a velocidade; nos pagamos tao caro para ser tratados como animal que nem com animal se faz isto onibus coletivo esculhambados meu DEUS…..

  12. Oliveira Assis disse:

    é o 15…votem nele de novo…
    é o prefeito que cuida das pessoas..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Gloria Maria disse:

    Bom demais tudo que estou vendo!
    Bonzinho este prefeito! cumpre tudo que promete! Beleza prefeito continue assim..
    o povo merece ! andar de carroça, de jegue, não é essse nosso símbolo de sertanejo? não é prefeito…? ! Quanto mais macumba melhor!
    deixe o povo á pé mesmo!
    Tou com vc e não abro!

  14. Sayuri Matsuo disse:

    Ainda bem que a assessoria jurídica está sempre de olho para que injustiças não sejam cometidas e os direitos dos estudantes sejam preservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários